A INFLUÊNCIA DOS HÁBITOS ALIMENTARES NA SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Elen Cristina Rodrigues Unidade Central de Educação FAI Faculdades-UCEFF/Chapecó, RS, Brasil.
  • Patrícia Stahl Marzarotto Unidade Central de Educação FAI Faculdades-UCEFF/Chapecó, RS, Brasil.

Resumo

Introdução: A alimentação na primeira infância é fundamental para a saúde bucal, influenciando diretamente o desenvolvimento de condições como lesões de cárie e erosão dentária. Objetivo: Este trabalho visa, por meio de uma revisão de literatura, investigar o impacto dos hábitos alimentares na saúde bucal infantil, além de oferecer orientações sobre os cuidados alimentares desde as primeiras visitas ao consultório odontológico. A dieta tem papel central na formação e manutenção da saúde bucal. A ausência de uma alimentação balanceada, associada a práticas inadequadas de higiene, cria um ambiente favorável ao surgimento de lesões de cárie, erosão dentária e doenças periodontais. Além disso, uma dieta equilibrada contribui não apenas para a saúde bucal, mas também para o desenvolvimento biológico e o bem-estar geral da criança. Método: A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico em bases de dados como LILACS, PubMed e Scielo, considerando publicações dos últimos 10 anos. Foram utilizados descritores como "Hábitos alimentares", "Cárie Dental", "Erosão Dentária" e "Odontopediatria", em português, inglês e espanhol, a fim de explorar a relação entre dieta e saúde bucal. Conclusão: Os resultados destacam a importância das orientações alimentares precoces e o papel fundamental do acompanhamento odontológico regular na prevenção de problemas dentários, promovendo a saúde integral da criança.
Palavras-Chave: Hábitos Alimentares, Dieta Alimentar, Cárie Dental, Erosão Dentária, Odontopediatria.

Referências

Santos MM, Codato LAB, Caldarelli PG. Alimentação infantil e cárie dentária: uma abordagem baseada em evidências. J Health Sci Inst. 2019;88-94.

Carvalho WC, et al. Cárie na primeira infância: um problema de saúde pública global e suas consequências à saúde da criança. Rev Fluminense Odontol. 2022;2(58):57-65.

Collet GO, et al. Revisão sistemática e crítica da literatura associando alimentos e bebidas à erosão dentária em crianças. Rev Uningá. 2018;55(S3):12-19.

Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de 2 anos. Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2005. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_crianca_brasileira_versao _resumida.pdf >. Acesso em: 17 de out. de 2024.

Ryba, Emanuella Julia da Silva; Santos, Jaqueline Rafaela Silva dos; Favretto, Carla Oliveira. Impactos dos hábitos alimentares na saúde bucal da criança: revisão de literatura. Revista Saúde Multidisciplinar. 2021;10(2).

Sartori, Luiz Antonio. Relação entre alimentação deficiente e saúde bucal em crianças e adolescentes. Revista AcBO. 2021;11(1).

Felipe LP, et al. Impactos da pandemia COVID-19 nos cuidados e na saúde bucal de crianças na perspectiva dos pais. Rev Enferm Atual In Derme. 2022;96(38).

Matta, Arianne Kimberly Barbosa da; Alves, Irys Maria Oliveira; Paz, Luzia Ranyele Soares Machado da; Silva, Rebeca Karyne Ferreira da; Silva, Nattalia Hauster Nunis; Fernandes, Danilo Cavalcante. A influência da alimentação na incidência de cáries em crianças. Caderno Graduação Ciências Biológicas e Saúde UNIT-ALAGOAS. 2019;5(3):63-63.

Feijó, Isadora da Silva; Iwasaki, Kesley Merry Katherine. Cárie e dieta alimentar. Revista Uningá. 2014;19(3).

Feldens, Carlos Alberto; Santos, Igor Fonseca dos; Kramer, Paulo Floriani; Vítolo, Márcia Regina; Braga, Vanessa Simas; Chaffee, Benjamin W. Padrões de consumo de açúcar na infância e cáries nos dentes permanentes: um estudo de coorte de nascimento. Pesquisa em Cárie. 2021;55(5):505-514.

Santiago, Fernanda; Rodrigues, Tayná Wayme; Freitas, Danielly Vitória Paes de. A influência da dieta no desgaste dentário erosivo: revisão de literatura. Revista Saúde

Multidisciplinar. 2021;9(1).

Branco CA, et al. Erosão dental: diagnóstico e opções de tratamento. Rev Odontol

UNESP. 2008;37(3):235-42.

Ximenes RCC. Transtornos Alimentares e Neurociência. Curitiba: Editora Appris; 2019.

Picos A, Lasserre JF, et al. Fatores associados à erosão dentária na doença do refluxo gastroesofágico: um estudo transversal em pacientes com azia. Relatórios Médico Farmacêuticos. 2020;93(1):23-29.

Downloads

Publicado

2025-12-20

Edição

Seção

Artigos