Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Destina-se à publicação de comunicações breves, trabalhos de pesquisa (básica e aplicada), relatos de casos clínicos e revisões de literatura (simples, integrativas ou sistemáticas) com ou sem meta-análises. Os artigos devem ser inéditos, redigidos em português ou inglês e destinar-se exclusivamente à REVIVA.

Conflito de interesses

Os autores devem declarar a inexistência de conflitos de interesse na submissão do trabalho. Os revisores devem mencionar a existência de tais conflitos ao receber a solicitação de revisão, declinando de realizá-la.

Aprovação por comitê de ética

Estudos que envolvam seres humanos deverão estar de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e/ou com a Declaração de Helsinki, devendo constar no texto a aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa com respectivo número de aprovação (número do parecer ou CAAE). Estudos que envolvam experimentos com animais devem mencionar no texto a aprovação (número do parecer ou CAAE) pelo Comitê de Ética da instituição do autor ou Comitê de Ética da instituição onde os animais foram obtidos e os experimentos realizados. Submissões que não apresentarem a documentação descrita serão imediatamente rejeitadas antes da revisão por pares.

Política antiplágio

Os manuscritos passarão por procedimentos de investigação de possíveis plágios, anteriormente ao envio para a avaliação às cegas. A Revista repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho, realizando as citações conforme as Diretrizes para Autores. Na hipótese de verificação de plágio, o trabalho científico será imediatamente rejeitado.

 PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

Os artigos originais e casos clínicos deverão ter no máximo 250 palavras-resumo, 3.500 palavras-artigo e até 40 referências. Revisões de literatura deverão ter no máximo 300 palavras-resumo, entretanto, não possuem número máximo de palavras e referências; devem ser redigidos em fonte Arial tamanho 12, com espaçamento 1.5, página tamanho A4 e margens de 3 cm. Devem ser encaminhados no formato Microsoft Word (não ultrapassando 2MB) e observar as instruções abaixo:

Título

Conciso e indicativo dos objetivos e métodos do estudo (máximo 25 palavras).

Resumo e Abstract

Deverão ser redigidos resumos em português e inglês (abstract). O Resumo deve ser acompanhado das palavras-chave retiradas dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou Medical Subject Headings (MeSH). O Resumo não deve exceder 250 (duzentas e cinquenta) palavras e deve conter, conforme o tipo de estudo, os tópicos descritos abaixo, destacados em negrito, seguidos de dois pontos:

1 - Artigos originais: objetivo, métodos, resultados, discussão e conclusão. Nos ensaios clínicos deve-se informar, no final do resumo e abstract, o nome da base de dados onde ocorreu o registro, sigla e/ou número do Ensaio Clínico, conforme orientações do item Diretrizes e Guias Internacionais.

2 -  Casos clínicos: objetivo, métodos, relato do caso, discussão e conclusão.

3 - Relatos de experiência/extensão: objetivo, métodos, relato (experiência/extensão), discussão e conclusão.

4 - Revisões de literatura: objetivo, métodos, (resultados - revisão da literatura), discussão e considerações finais.

 Corpo do trabalho

De acordo com o tipo de estudo, são tópicos obrigatórios no arquivo do manuscrito:

  1. Artigos originais: título, resumo, abstract, introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, considerações finais e referências.
  2. Casos clínicos: título, resumo, abstract, introdução, relato do caso, discussão, considerações finais e referências.
  3. 3 - Relatos de experiência/extensão: título, resumo, abstract, introdução, relato (experiência/extensão), discussão, considerações finais e referências.
  4. Revisão de literatura: título, resumo, abstract, introdução, métodos, (resultados - revisão da literatura), discussão, considerações finais e referências.

Folha de rosto

Para garantir o cegamento da avaliação por pares, a folha de rosto deve ser anexada como documento suplementar, SEPARADAMENTE do arquivo que contém o corpo do trabalho.

  • título em português e inglês;
  • nome(s) completo(s) do(s) autor(es) seguido(s) pela indicação de letras sobrescritas, aos quais, ao fim da página, se referirão ao vínculo institucional, cidade, estado e país da instituição de cada autor;
  • ORCIDde todos os autores;
  • autor de correspondência e endereço eletrônico (e-mail);
  • declaração de inexistência de conflito de interesses;
  • dados de financiamento: patrocinador e número do processo; (caso exista)
  • agradecimentos;

Figuras (fotografias, desenhos, gráficos, etc.)

Todas as figuras devem ser numeradas com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.) na ordem de aparecimento no texto. A legenda deve ser clara e objetiva, aparecendo na base da Figura. Todas as explicações devem ser apresentadas nas legendas, inclusive acerca das abreviaturas utilizadas. Fotos não devem permitir a identificação do paciente. Microfotografias devem apresentar escalas internas e setas que contrastem com o fundo. Imagens geradas em computador, como gráficos, devem ser anexadas sob a forma de arquivos nos formatos .JPG, com resolução mínima de 300 dpi. Todas as figuras devem ser anexadas separadamente ao corpo do texto.

Tabelas

As tabelas deverão estar inseridas ao final do texto, formatadas em editor de texto e não em formato de figura, contendo respectivas legendas e notas de rodapé quando for necessário. Todas as tabelas devem ser anexadas separadamente ao corpo do texto.

Referências 

As referências devem ser organizadas no texto em ordem sequencial, conforme a sua aparição, numeradas e formatadas segundo o Estilo Vancouver, seguindo as diretrizes do International Committee of Medical Journal Editors no documento “Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals” (http://www.icmje.org). Os títulos dos periódicos devem ser abreviados conforme a “List of Journals Indexed in Index Medicus” (http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html) e apresentados sem negrito, itálico ou sublinhado, mantendo a mesma formatação em todas as referências. Os sobrenomes dos autores devem ser seguidos pelas iniciais dos seus prenomes, sem ponto ou vírgula. Utilize vírgula apenas para separar os nomes de diferentes autores. Em publicações com até seis autores, cite todos; para publicações com sete ou mais autores, cite os seis primeiros seguidos da expressão latina “et al.”. Após o título do periódico, inclua o ano, volume, número (fascículo) e as páginas do artigo. Deve-se evitar citar comunicações pessoais, trabalhos em andamento e não publicados; se for necessário mencioná-los, não os inclua na lista de referências, mas em notas de rodapé. A precisão das referências bibliográficas é de responsabilidade dos autores. 

Exemplo: 

Artigos de periódicos

Machado AK, Wendt A, Wehrmeister FC. Problemas de sono e fatores associados em
população rural de um município no sul do Brasil. Rev Saude Publica [Internet]. 2018 [cited 2023 Sept 23];52 Suppl 1:1s-12s. Available from: http://dx.doi.org/10.11606/s1518- 8787.2018052000260 doi: 10.11606/s1518-8787.2018052000260

RESUMOS - ANAIS DE EVENTOS

Resumos submetidos no item eventos devem seguir as seguintes normas:

1- Título em português
2 - Título em inglês
3 - Autores (seguindo a ordem de autoria)
4 - Autor correspondente
5 - Texto do resumo estruturado (introdução - objetivo - métodos - resultados e considerações finais)
6 - Referências: devem seguir o estilo Vancouver.

*Os resumos submetidos nesta seção devem ter entre 150 a 250 palavras.

*Resumos expandidos devem ter entre 400 a 500 palavras.

(O limite de palavras não inclui a página de título e as referências).

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO

  1. a) Cabe aos autores a responsabilidade da revisão gramatical do português e inglês. A Revista de Ciências da Saúde – REVIVA, se reserva o direito de solicitar, caso julgar necessário, o certificado do tradutor da língua inglêsa.
  2. b) Os autores não são submetidos à taxa de submissão de artigos, de avaliação e nem de publicação.
  3. c) Sugere-se a utilização de guias de acordo com o tipo de estudo realizado: Ensaio clínico randomizado - CONSORT (checklist e fluxograma); revisões sistemáticas e metanálises - PRISMA (checklist e fluxograma).; estudos observacionais em epidemiologia - STROBE (checklist); relatos de Casos – CARE (checklist); estudos qualitativos - COREQ (checklist).

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Eventos

Anais de Eventos

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.