ESTRATÉGIAS DE COORDENAÇÃO DO CUIDADO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: UM ESTUDO DE REVISÃO
Resumo
Objetivo: conhecer os estudos realizados sobre a coordenação do cuidado na Atenção Primária à Saúde nas Redes de Atenção à Saúde.
Revisão de Literatura: foi desenvolvido um estudo de revisão na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no mês de julho de 2021, a partir da palavra-chave “Redes de Atenção à Saúde”. Foram incluídas teses e dissertações sobre a temática da coordenação das redes de saúde pela Atenção Primária à Saúde publicadas no período de 2011 a 2020. Foram selecionados 17 estudos e analisados sob a proposta operativa.
Resultados: as estratégias de coordenação do cuidado da Atenção Primária à Saúde nas Redes de Atenção à Saúde foram estudadas em 15 dissertações e 2 teses em 14 universidades brasileiras, cujos delineamentos metodológicos mais frequentes foram os descritivos exploratórios.
Discussão: As estratégias para a coordenação do cuidado se apresentam como fluxos assistenciais regidos por protocolos clínicos terapêuticos; comunicação interserviços como elo entre a continuidade do cuidado e a garantia de acesso; e o apoio matricial como estratégia de qualificação profissional e comunicação entre os profissionais dos diferentes níveis. As fragilidades foram identificadas na gestão, integração entre profissionais e serviços, qualificação profissional, falhas na comunicação e fluxos (principalmente ausência de contrarreferência).
Conclusão: verificou-se que a tendências das estratégias estão relacionadas ao desenvolvimento de fluxos, integração, gestão do cuidado, encaminhamentos, qualificação profissional e comunicação para a coordenação do cuidado da Atenção Primária à Saúde nas Redes de Atenção à Saúde.
Palavras-chave: Atenção Primária; Coordenação; Rede de Atenção.