APLICAÇÃO DO CONCEITO NEUROEVOLUTIVO BOBATH NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: NO ENTENDIMENTO DE TRÊS PROFISSIONAIS

Autores

  • Michele Breansini Unidade Central de Educação FAI Faculdades-UCEFF/Chapecó, RS, Brasil.
  • Inaiê Letícia Giaretta Unidade Central de Educação FAI Faculdades-UCEFF/Chapecó, RS, Brasil.
  • Gabriel Vinicius Provin Unidade Central de Educação FAI Faculdades-UCEFF/Chapecó, RS, Brasil.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar e entender o desenvolvimento de cada atuação e as diferenças entre os profissionais, pautados nos critérios do Conceito Neuroevolutivo Bobath. Para tal, aplicou-se um questionário elaborado pelos acadêmicos do Curso de Fisioterapia da UCEFF, contendo 16 perguntas abertas e de múltipla escolha, direcionadas para se fazer a compreensão sobre o Conceito Neuroevolutivo Bobath com estes profissionais. A vista disso, este estudo reforça a importância do Conceito Neuroevolutivo Bobath na prática clínica, mas também destaca a necessidade de uma abordagem crítica e baseada em evidências para garantir que as intervenções sejam sempre as mais eficazes e seguras para os pacientes. Isso sugere que, embora o Conceito Neuroevolutivo Bobath mantenha suas raízes históricas, ele continua a se desenvolver e a se ajustar conforme novos conhecimentos e tecnologias emergem.

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Publicado

2025-12-20

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Seção

Artigos