ROUND MULTIPROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO TRABALHO EM SAÚDE
Resumo
Introdução: A atuação em equipe é uma prática de rotina para profissionais de saúde, para identificação de problemas e proposição de soluções. A eficiência e eficácia da equipe de trabalho é altamente dependente da abordagem utilizada (multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar) e da complexidade do problema abordado. Cada abordagem implica em diferentes interações entre os participantes, sendo que uma possibilidade de atuação possui suas particularidades, sendo uma equipe multidisciplinar há uma justaposição de várias disciplinas em torno de um mesmo problema ou situação, sem estabelecimento de relações entre os profissionais. Já a atuação da equipe na modalidade pluridisciplinar, compreende o estudo de um objeto de uma mesma e única disciplina por várias disciplinas ao mesmo tempo, sendo que não haja a prevalência de uma única lógica entre a equipe. A atuação transdisciplinaridade nas equipes busca um diálogo rigoroso não apenas entre ciências exatas e humanas, mas também entre artes, tradição, religião e uma integração de conhecimento científico. Na prática interdisciplinar das equipes, busca-se a interação entre duas ou mais disciplinas, a fim de estabelecer um novo nível de discurso e integração do conhecimento entre os membros da equipe. Objetivos: provocar reflexões acerca do round multiprofissional a partir das contribuições na perspectiva interdisciplinar. Metodologia: A construção do estudo aconteceu, a partir de análise e discussões de artigos e literaturas realizadas no componente curricular Produção do Conhecimento em Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, no período de março a junho de 2024, subsidiado com análise e leituras de artigos de revisão de literatura das modalidades de atuação das equipes de saúde, de forma interdisciplinar, multidisciplinar, transdisciplinar, pluridisciplinar, bem como sobre a prática do round multiprofissional, principalmente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Resultados e discussão: A modalidade de atuação interdisciplinaridade das equipes de saúde, a partir do estudo realizado, inclui múltiplos arranjos para objetivos variados, neste sentido, o round multiprofissional como ferramenta de auxílio é uma modalidade que favorece a interação entre disciplinas e áreas do conhecimento na atuação de profissionais de saúde, sendo necessário considerar além dos aspectos clínicos, aspectos como o âmbito social, a política vigente, questões culturais, coletivas e subjetivas de cada indivíduo, também levando em consideração questões intrínsecas ao tema em questão para maior efetividade e segurança do paciente, já que a saúde é considerada por excelência interdisciplinar, ligada a questões complexas, exigindo profissionais preparados e comprometidos que possam compreender e abarcar as dificuldades existentes, propondo novos modelos de atuação e estratégias de mudanças constantes, permitindo uma avaliação holística, do paciente favorecendo a discussão e a articulação dos saberes. O round multiprofissional valoriza a discussão de condutas a serem realizadas, contribui para o amadurecimento profissional, aperfeiçoa o raciocínio clínico e a tomada de decisão dos participantes. Contudo, apresenta algumas dificuldades enfrentadas pelos profissionais, especialmente quando não há relações horizontais, quando desconhecida a atuação de cada profissional inserido na equipe, entre outros desafios. Considerações finais: Refletir sobre a atuação das equipes de saúde na modalidade interdisciplinar e uso da ferramenta do round multiprofissional a partir do estudo realizado, permitiu evidenciar os benefícios para equipe no processo de resolução dos casos clínicos, trazendo maior efetividade e segurança no tratamento do paciente, evidenciando o diálogo efetivo e horizontal entre as disciplinas, que a interdisciplinaridade possibilita nos serviços de saúde. Ademais, o round multiprofissional vem como uma ferramenta para possibilitar a interlocução entre os saberes de cada área, maior resolutividade e integralidade.