A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA AUTOESTIMA DOS ACADÊMICOS DO 1º SEMESTRE DE PSICOLOGIA DA UCEFF FACULDADE CHAPECÓ EM 2023

Autores

  • Daniela Geske Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Sônia de Fátima Polyppo Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Thais Rufino Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Juliana Eliza Benetti Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Daiana Sebenello Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Dirceu Minella Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Sheila.Mara Vilanova Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Kelly Gimenes Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.

Resumo

As redes sociais se tornaram uma parte integral da vida de bilhões de pessoas em todo o mundo. Embora possuam muitos aspectos positivos, como a conexão com outras pessoas e o compartilhamento de experiências, elas também podem distorcer a realidade e afetar a autoestima de maneiras diferentes. Questões como comparação social, pressão estética e dependência da validação externa são pontos-chave que merecem atenção. Considerando essa problemática, este artigo tem como objetivo geral analisar a influência das redes sociais na autoestima dos acadêmicos do primeiro semestre do curso de Psicologia da Faculdade UCEFF, localizada em Chapecó/SC. A metodologia adotada baseia-se em um método científico indutivo, empregando um questionário elaborado na plataforma Google Forms, composto por 12 questões. O questionário abordou a preocupação dos participantes em relação à influência das redes sociais na autoestima, bem como seus sentimentos e opiniões sobre o tema. Além disso, procurou-se avaliar o impacto individual dessas influências em cada acadêmico, podendo-se afirmar que quanto maior a intensidade do uso das redes socias, em especial o uso do Instagram, maiores os níveis de comparação social. Mais ainda, a atividade de se comparar com outros usuários associa-se à experiência de sentimentos negativos refletindo numa baixa autoestima.

Downloads

Publicado

2024-10-29

Edição

Seção

Artigos