A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA AUTOESTIMA DOS ACADÊMICOS DO 1º SEMESTRE DE PSICOLOGIA DA UCEFF FACULDADE CHAPECÓ EM 2023
Resumo
As redes sociais se tornaram uma parte integral da vida de bilhões de pessoas em todo o mundo. Embora possuam muitos aspectos positivos, como a conexão com outras pessoas e o compartilhamento de experiências, elas também podem distorcer a realidade e afetar a autoestima de maneiras diferentes. Questões como comparação social, pressão estética e dependência da validação externa são pontos-chave que merecem atenção. Considerando essa problemática, este artigo tem como objetivo geral analisar a influência das redes sociais na autoestima dos acadêmicos do primeiro semestre do curso de Psicologia da Faculdade UCEFF, localizada em Chapecó/SC. A metodologia adotada baseia-se em um método científico indutivo, empregando um questionário elaborado na plataforma Google Forms, composto por 12 questões. O questionário abordou a preocupação dos participantes em relação à influência das redes sociais na autoestima, bem como seus sentimentos e opiniões sobre o tema. Além disso, procurou-se avaliar o impacto individual dessas influências em cada acadêmico, podendo-se afirmar que quanto maior a intensidade do uso das redes socias, em especial o uso do Instagram, maiores os níveis de comparação social. Mais ainda, a atividade de se comparar com outros usuários associa-se à experiência de sentimentos negativos refletindo numa baixa autoestima.