FIGURAÇÕES DA ANSIEDADE EM ESTRUTURAS DE PERSONALIDADE ESPECÍFICAS: UM EXERCÍCIO DIDÁTICO

Autores

  • Ana Claudia Yamashiro Arantes Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Gilvanio Pedroso Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Priscila Fontana Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Roselei Souza Julio Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Daina Sebenello Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Dirceu Minella Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Sheila Mara Vilanova Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Kelly Gimenez Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.

Resumo

Recursos didáticos facilitadores da aprendizagem demandam uma atitude ativa do acadêmico, retirando-o da zona de conforto puramente receptiva do saber. Este artigo, de caráter ensaístico, visa ilustrar um recurso didático pedagógico específico: a utilização criativa de estudo de caso, visando incitar a criação de casos clínicos a partir de determinados parâmetros, os quais demandam pela síntese do conhecimento apreendido no decorrer do componente curricular. Foi aqui demandado como trabalho final da disciplina Psicopatologia II que os acadêmicos inventassem um estudo de caso cujo sintoma principal fosse a ansiedade, problematizando a partir dele diversos aspectos, os quais deveriam envolver: aspectos fenomenológicos e psicodinâmicos da ansiedade, o modo como articularia sintomas específicos nos quadros de toxicomania, e como se apresentaria a semiologia dos sintomas em estruturas psicóticas e perversas de personalidade. Além disso, envolviam também o conhecimento da propedêutica a ser adotada, bem como o delineamento de nosografias específicas.

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Publicado

2024-10-29

Edição

Seção

Artigos