FIGURAÇÕES DA ANSIEDADE EM ESTRUTURAS DE PERSONALIDADE ESPECÍFICAS: UM EXERCÍCIO DIDÁTICO
Resumo
Recursos didáticos facilitadores da aprendizagem demandam uma atitude ativa do acadêmico, retirando-o da zona de conforto puramente receptiva do saber. Este artigo, de caráter ensaístico, visa ilustrar um recurso didático pedagógico específico: a utilização criativa de estudo de caso, visando incitar a criação de casos clínicos a partir de determinados parâmetros, os quais demandam pela síntese do conhecimento apreendido no decorrer do componente curricular. Foi aqui demandado como trabalho final da disciplina Psicopatologia II que os acadêmicos inventassem um estudo de caso cujo sintoma principal fosse a ansiedade, problematizando a partir dele diversos aspectos, os quais deveriam envolver: aspectos fenomenológicos e psicodinâmicos da ansiedade, o modo como articularia sintomas específicos nos quadros de toxicomania, e como se apresentaria a semiologia dos sintomas em estruturas psicóticas e perversas de personalidade. Além disso, envolviam também o conhecimento da propedêutica a ser adotada, bem como o delineamento de nosografias específicas.