CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Edson Lopes Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Daina Sebenello Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Dirceu Minella Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Sheila Mara Vilanova Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Kelly Gimenez Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Bruna Odorcik Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.

Resumo

No mundo contemporâneo, observa-se que as metodologias pedagógicas baseadas estritamente em técnicas de memorização a partir da repetição – utilizadas pelos professores e tidas pelos programas de formação como ideais – não se apresentam mais como métodos satisfatórios ao processo de obtenção de conhecimento, habilidades e competências. Nesse sentido, a neurociência destaca-se como uma nova abordagem, com a finalidade de lançar luz à compreensão do comportamento humano, a partir do mapeamento cerebral, contribuindo com suas descobertas, elevando o nível de qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como aumentando a eficiência no processo de desenvolvimento dos indivíduos em sala de aula. Com base neste contexto, a presente pesquisa destacou o seguinte questionamento: qual a contribuição da neurociência para a reformulação das práticas pedagógicas? Quanto ao objetivo geral desse estudo, foram analisadas as principais características relacionadas a neurociência e a educação como forma para se rever as práticas pedagógicas no cotidiano da escola. Sobre os objetivos específicos, destacam-se: revisão de literatura a partir de uma abordagem multidisciplinar; discussão sobre possíveis mudanças do modo de se pensar a preparação dos estudantes e os modelos pedagógicos que tem se apresentado como insatisfatórios para suprir às exigências contemporâneas; discussão sobre os desafios a serem resolvidos pelos profissionais da educação na busca de um processo de ensino-aprendizagem mais efetivo. Dentre os autores citados, estão: Bears, Connors e Paradiso (2008); Bortoli e Teruya (2017); Correia, Costa e Akerman (2017); Guerra (2011); Herculano-houzel (2002); Oliveira (2014); Relvas (2010); entre outros. O presente estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica narrativa, no qual foram verificou-se a importância da memória, das emoções e da motivação para a aprendizagem.

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Publicado

2024-10-29

Edição

Seção

Artigos