ASSOCIAÇÃO ENTRE SAÚDE BUCAL E A PROCURA PELO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PREVENTIVO ANALISADOS NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FAI
Resumo
As instituições de ensino odontológico desempenham um papel fundamental como intermediários entre docentes, discentes e a comunidade. No que se refere a saúde, as instituições fornecem atendimento a uma ampla variedade de usuários, com diferentes condições socioeconômicas e psicossociais. O objetivo deste estudo foi de examinar a relação do motivo das consultas odontológicas e eventuais problemas de saúde bucal. A investigação visou identificar se a procura regular e preventiva de atendimento odontológico está associada a melhores níveis de saúde bucal. A análise dos dados permitiu avaliar se as consultas são predominantemente motivadas por problemas de saúde já existentes como dor ou desconforto, ou se incluem visitas preventivas destinadas a manter a saúde bucal. Para embasar teoricamente o estudo, foram utilizados artigos científicos fornecidos em uma base sólida de conhecimento para análise e interpretação dos resultados, a análise de dados foi realizada com o auxílio do software estatística Stata14. A partir dos resultados obtidos, sem dúvida as práticas de atenção em saúde bucal desempenham um papel fundamental aos cuidados de pacientes, isso não apenas abordando questões de saúde bucal, mas também contribuindo para qualidade de vida e do bem estar geral do paciente. Portanto, a odontologia desempenha um papel significativo na saúde e no cuidado integral dos indivíduos.
Palavras-chave: Saúde Bucal, Análise de Dados, Serviços de Saúde, Determinantes Sociais da Saúde, Odontologia Preventiva.