HIPOCLORITO DE CÁLCIO COMO SOLUÇÃO IRRIGADORA NA ENDODONTIA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Flávia Maria Giusti Azevedo Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Ana Julia Hellgren Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Soraia Regina Biondo Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Raíssa Alba Girelli Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Ana Cláudia Dassi Fontana Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Ana Karina Paludo Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Angela Maria Segatto Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Cristiano Taufer Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.

Resumo

O objetivo do tratamento endodôntico é proporcionar alívio da dor, devolver função ao elemento dental, estética e prevenir infecções dos canais radiculares. Na odontologia, atualmente, existem diversas soluções irrigadoras, sendo o Hipoclorito de Sódio o principal irrigador utilizado. No entanto, há uma busca por inovação e soluções que possam ter um menor grau de irritação tecidual e toxicidade ou até mesmo uma alternativa para alérgicos ao Hipoclorito de Sódio. Neste cenário, o  hipoclorito de cálcio Ca(OCl)2 seria  uma alternativa, com grandes chances de ser uma solução irrigadora promissora e segura para a área da Endodontia. Diversos estudos já realizados visam aprofundar o conhecimento a respeito deste irrigante intracanal, dentre eles há alguns estudos que comparam o NaOCl e o Ca(OCl)2 e observam a ação do Hipoclorito de Cálcio em bactérias, como o Enterococcus faecalis obtendo resultados positivos e promissores perante as análises realizadas, trazendo o Ca(OCl)2 uma nova e possível alternativa no tratamento como meios de desinfecção de canais radiculares.

Downloads

Publicado

2024-10-16

Edição

Seção

Eventos UCEFF - Resumo Expandido/Resumos