AVALIAÇÃO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO E NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PACIENTES ATENDIDOS NA CLÍNICA DA UCEFF

ASSESSMENT OF THE SOCIOECONOMIC PROFILE AND LEVEL OF SATISFACTION OF PATIENTS ATTENDED AT THE UCEFF CLINIC

Autores

  • Flávia Maria Giusti Azevedo Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Ana Paula Klein Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Josimar Cristiano Rama Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Bianca Cristina Zanella Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Cristiano Taufer Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Berthyelle Padova Nyland Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Patricia Stahl Marzarotto Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Itapiranga, SC, Brasil.
  • Leonardo Rinaldi Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.

Resumo

Na odontologia, compreender as preferências e necessidades dos pacientes é essencial para aprimorar o atendimento e fortalecer a relação entre profissional e paciente. Este estudo tem como objetivo avaliar o nível de satisfação e o perfil socioeconômico dos pacientes da clínica odontológica da UCEFF. Realizado como um estudo transversal quantitativo, utilizou um questionário adaptado de Araújo (2003) enviado a 303 pacientes via Google Forms. A análise revelou que a maioria dos pacientes é do sexo feminino (67,3%), com idade entre 18 e 28 anos (36,9%), apresentando renda de 1 a 2 salários mínimos (26,4%) e escolaridade de ensino médio completo (24,4%). O principal ponto negativo identificado foi a falta de agendamento para retorno dos pacientes, o que pode afetar a conclusão dos tratamentos. Apesar disso, 81,8% dos pacientes expressaram satisfação com os serviços prestados, e 86,8% recomendariam a clínica a outras pessoas. O perfil socioeconômico dos pacientes é predominantemente de baixa renda, mas a procura pelo atendimento é impulsionada por recomendações de amigos e colegas, indicando que o fator socioeconômico não impacta negativamente na escolha. A maioria dos pacientes está satisfeita, mas sugeriu melhorias, como a redução do tempo de espera na recepção e melhor organização no agendamento de retornos. Esses dados são valiosos para aprimorar a qualidade do atendimento na clínica.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Edição

Seção

Eventos UCEFF - Resumo Expandido/Resumos