USO ORAL DO COLÁGENO HIDROLISADO E SEUS EFEITOS NA PELE

Autores

  • Diana Buchele Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Nathália Picoli Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.
  • Fernanda Pilatti Unidade Central de Educação FAI Faculdades – UCEFF/ Chapecó, SC, Brasil.

Palavras-chave:

colágeno, envelhecimento, colágeno hidrolisado

Resumo

O envelhecimento da pele é um processo natural, fenômeno progressivo e degenerativo, com declínio das funções biológicas e celulares, redução de colágeno e elastina. A redução das fibras colágenas afeta várias camadas da pele, no entanto maiores transformações ocorrem na derme.  O colágeno é essencial pois da resistencia e integridade aos tecidos, sua densidade reduz significativamente com a idade, um dos tratamentos para essa redução é o uso oral de colágeno hidrolisado. Essa suplementação minimiza os sinais do envelhecimento da pele, supre os efeitos negativos da diminuição de aminoácidos, visando a melhora do desgaste tecidual restaurando a firmeza. Objetivo: analisar a literatura sobre o tema. Método: estudo descritivo não experimental do tipo revisão de literatura. Resultados e Discussões: O colágeno hidrolisado (CH) é usado como suplementação, é um nutricosmético seguro, fonte promissora de peptídeos de colágeno com atividade bioativa, é biodisponível e de fácil absorção. É eficaz para reduzir os sinais do envelhecimento, melhora a estrutura, espessura, elasticidade e hidratação da derme. Há relatos de melhora do tratamento de osteoporose, lesão nas articulações, celulite, cartilagens, unhas, cicatrização e dermatites atópicas e de contato. Conclusão: O envelhecimento é inevitável mas pode ser amenizado com o uso do CH, o fato de não ser um tratamento invasivo e não ter efeitos colaterais é muito significativo, porém a produção bibliografica é iniciante e sugere-se mais estudos.

Referências

Bombana VB, Zanardo VPS. Uso do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento. Perspectiva, v.43, n.161, p.101-110. Erechim – RS, 2019.

Ferreira AS, Gandra MF, Freitas CA, Varela CNC, Castro GC, Silva KBM, Silva LCF, Soalheiro MC, Souza PQ, Poncio TT. Suplementação de colágeno e outras formas de tratamento no combate ao envelhecimento cutâneo. Revista Eletrônica Acervo Científica, v. 12, e4653, 2020.

Gazdzichi AK, Silva DFP, Brandão EAA, Faria SCA. Efeitos da suplementação do colágeno para pele: revisão sistemática. Brazilian Journal of Health Review, v.6, n.2, p.5740-5750, 2023.

Carvalho GM, Gama LFMC, Wanderley RA, Nunes YCC, Silva JPB, Silva E. Suplementação oral de colágeno e seus efeitos na pele. Research, Society and Development, v.12, n.2, e20312240231, 2023.

Siva AC. Suplementação de colágeno no combate ao envelhecimento. Revista Científica de Estética e Cosmetologia, v.3, n.1, e0742023, p.1-4, 2023.

Lopes ALC, Marques JQ, Silva DP. Colágeno hidrolisado no combate ao envelhecimento cutâneo. Revista Saúde em Foco, n.11, 2019.

Papaiordanou F, Oliveira GP, Hexsel D, Vattimo ACA. Colágeno e pele: da estrutura às evidências de sua suplementação oral. Surg Cosm Dermatol, 14;20220110, 2022.

Marques ND, Oliveira AV. Efeito da suplementação de colágeno na estética da pele: uma revisão de literatura. Repositório Acadêmico da Graduação, TCC Nutrição, PUC. Goiás, 2021.

Miranda RB. Efeito da suplementação de colágeno hidrolisado no envelhecimento da pele: uma revisão sistemática e metanálise. Dissertação Nutrição e Alimentos, UNISINOS. São Leopoldo – RS, 2020.

Downloads

Publicado

2024-08-05

Edição

Seção

Resumo Expandido