v. 7 (2022)
Trabalhos de Conclusão de Curso

ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO ONDE OS ESPAÇOS SEJAM VOLTADOS PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADA DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O MUNICÍPIO DE HUMAITÁ.

Bárbara Reichert
UCEFF
Kelli Fritzen
UCEFF
Patrícia Dalmina de Oliveira
UCEFF

Publicado 2022-11-14

Palavras-chave

  • Escola infantil,
  • pedagogia,
  • arquitetura

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo para o desenvolvimento de um
projeto de um centro de ensino de educação infantil para o município de Humaitá, com um meto de
ensino “Pedagogia Florença”, em que as crianças não sejam preparadas para funcionar em uma
sociedade industrial, e sim crianças preparadas para o século atual onde decidam por si mesmas. O
objetivo desse estudo é desenvolver um projeto arquitetônico onde os espaços sejam elaborados
pensando no método de ensino da “Pedagogia Florença”. Esse método tem por objetivo ser
aplicado de acordo com cada faixa etária, respeitando as necessidades e o ritmo de
desenvolvimento de cada criança. Também se desenvolveu, pesquisas de obras já edificadas,
através dos estudos de casos, com o intuito de entender melhor a funcionalidade das mesmas, para
a posterior elaboração do projeto arquitetônico. Além disso, foi realizado um estudo de campo no
lote adotado para a elaboração do projeto, a m de entender melhor a área a ser implantado o
projeto para o município. Por fim, com as informações levantadas no presente trabalho, foi possível
compreender de forma mais clara e objetiva os aspectos relacionados para então elaborar o
projeto.