Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1 - O artigo deverá ter entre 15 e 25 páginas (incluindo as referências bibliográficas). A resenha poderá ter, no máximo, 7 páginas.

2 - Os textos (artigos, resenhas, traduções...) devem ter página no formato A4, estar em arquivo .DOC, usar fonte Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas e margens de 2,5 cm em todos os lados.

O texto não pode conter notas de rodapé explicativas.

As imagens, quando for o caso, devem ser inseridas no corpo do texto no formato .JPG. Não há necessidade de anexar as imagens como documento suplementar.

3 - No início do texto deve constar o título, em letra minúscula. A autoria do texto deve vir logo em seguida, alinhada à direita, com a biografia em nota de rodapé.

4 - O artigo deve ter ainda: título em inglês, resumo, palavras-chave, abstract e keywords conforme abaixo:

Título (e subtítulo, se houver) em português e inglês, mesmo que o artigo seja escrito em inglês ou espanhol: título e subtítulo devem estar em negrito, centralizados e em letras caixa-alta.

Resumo em português: redigido em um único parágrafo, com extensão de 150 a 250 palavras, sem siglas ou abreviaturas e parágrafos. Deve conter objetivos, métodos e principais resultados.

Palavras-chave: palavras ou expressões que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 a 5 palavras ou expressões); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão "Palavras-chave", colocadas em ordem alfabética e separadas por ponto e vírgula (;).

Abstract: versão do resumo na língua inglesa. Deve ter as mesmas características do resumo, sem siglas ou abreviaturas.

Key words: palavras, em inglês, que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 a 5 palavras); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Key words, colocadas em ordem alfabética e separadas por ponto e vírgula (;).

5 - O autor(a) poderá indicar fonte/s de financiamento da pesquisa nas informações para os editores, no momento da submissão.

6 - A redação do texto deve obedecer o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008 e o texto deve ser separado em Considerações iniciais, Desenvolvimento (dividido conforme necessidade), Considerações finais e Referências bibliográficas.

7 - Cabe ao autor(a) fazer a revisão ortográfica e gramatical do texto antes da submissão.

8 – As citações diretas e indiretas no corpo do texto devem observar o sistema autor-data, sempre com a indicação das páginas correspondentes à citação, por exemplo: (SILVA, 2008, p. 118-120). As citações diretas devem estar com recuo a direita de 4 cm em fonte tamanho 10. AS citações indiretas devem estar no corpo do texto com indicação de aspas

9 – Ao final do texto devem ser listadas as Referências Bibliográficas.

10 - As referências bibliográficas devem seguir as normas ABNT NBR 6023 e 10520. Alguns exemplos:

Em caso de livro: PEDRO, Joana Maria; WOLFF, Cristina Scheibe (Orgs.). Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Editora Mulheres, 2010.

Em caso de capítulo de livro: KLUG, João. Imigração no sul do Brasil. In: GRINBERG, Keila; SALLES, Ricardo (Orgs.). O Brasil imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. p. 199-231.

Artigo de revista:  MACHADO, Paulo Pinheiro. O conflito do Canudinho de Lages. Estudos de Sociologia, São Paulo, v. 13, p. 65-78, 2008.

Use itálico somente no título principal da obra, não no subtítulo.

11 - As transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As transcrições no texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, com espaço entre linhas simples e com letra tamanho 11.

12 - O uso de itálico deverá se limitar aos estrangeirismos e aos títulos de obras. Não deverá ser utilizado negrito ou sublinhado no texto e nas notas.

13 - Cada autor(a) poderá submeter ou manter em processo um texto por vez.

14 - Os Editores poderão recusar o texto, antes mesmo de designar os avaliadores, quando as diretrizes detalhadas aqui não forem observadas.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.