v. 10 (2025): Dossiê: Neuroarquitetura e os Desafios Contemporâneos
Artigos Temáticos

CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN BIOFÍLICO PARA O APOIO COGNITIVO E EMOCIONAL EM AMBIENTES ESCOLARES

Juliana Kelle da Silveira
Universidade Federal da Paraíba
Angelina Dias Leão Costa
Universidade Federal da Paraíba
Ana Laura de Freitas Rosas Brito
Instituto Federal da Paraíba

Publicado 2025-10-23

Resumo

O artigo apresenta uma Revisão Integrativa que investigou as abordagens do design biofílico em ambientes escolares e suas contribuições para o apoio cognitivo e emocional dos alunos. O levantamento foi realizado entre 26 e 28 de julho de 2025 nas bases Web of Science, Scopus, ScienceDirect, PubMed e SciELO, resultando em 3.506 artigos. Após critérios de inclusão e exclusão, a amostra final contemplou 10 estudos publicados nos últimos cinco anos, analisados qualitativamente. Os resultados foram organizados em 3 categorias temáticas: (1) Saúde emocional e redução do estresse, com evidências de que elementos naturais, formas orgânicas e integração entre ambientes internos e externos favorecem o bem-estar e reduzem a ansiedade; (2) Desempenho cognitivo, destacando que estímulos naturais, especialmente sonoros, potencializam a memória, atenção e desempenho acadêmico; (3) Conexão com a natureza, empatia e atitudes pró-ambientais, mostrando que o contato frequente com ambientes naturais estimula vínculos afetivos, empatia e comportamentos sustentáveis. Apesar dos benefícios evidenciados, a literatura ainda apresenta lacunas, como a escassez de estudos longitudinais, a pouca aplicação em ambientes escolares, especialmente os públicos e a falta de clareza sobre quais elementos biofílicos geram maior impacto. Os achados indicam que, quando fundamentado em evidências, o design biofílico pode contribuir para melhorar a qualidade dos espaços escolares, favorecendo o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes.