Resumo
O artigo apresenta uma Revisão Integrativa que investigou as abordagens do design biofílico em ambientes escolares e suas contribuições para o apoio cognitivo e emocional dos alunos. O levantamento foi realizado entre 26 e 28 de julho de 2025 nas bases Web of Science, Scopus, ScienceDirect, PubMed e SciELO, resultando em 3.506 artigos. Após critérios de inclusão e exclusão, a amostra final contemplou 10 estudos publicados nos últimos cinco anos, analisados qualitativamente. Os resultados foram organizados em 3 categorias temáticas: (1) Saúde emocional e redução do estresse, com evidências de que elementos naturais, formas orgânicas e integração entre ambientes internos e externos favorecem o bem-estar e reduzem a ansiedade; (2) Desempenho cognitivo, destacando que estímulos naturais, especialmente sonoros, potencializam a memória, atenção e desempenho acadêmico; (3) Conexão com a natureza, empatia e atitudes pró-ambientais, mostrando que o contato frequente com ambientes naturais estimula vínculos afetivos, empatia e comportamentos sustentáveis. Apesar dos benefícios evidenciados, a literatura ainda apresenta lacunas, como a escassez de estudos longitudinais, a pouca aplicação em ambientes escolares, especialmente os públicos e a falta de clareza sobre quais elementos biofílicos geram maior impacto. Os achados indicam que, quando fundamentado em evidências, o design biofílico pode contribuir para melhorar a qualidade dos espaços escolares, favorecendo o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes.