v. 11 (2024)
Relatos de Pesquisa e Estágio

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Aldair Silva
IFMA
Alberto Nairo
UNICAMP

Publicado 2025-02-28

Palavras-chave

  • Tecnologia,
  • Aprendizagem,
  • Educação

Resumo

O estudo pretende analisar como os professores utilizam a linguagem de programação em
conjunto com as TICs durante suas aulas, a fim de complementar os conhecimentos adquiridos
em sala de aula por um grupo de 15 alunos do ensino fundamental. Serão investigados as
abordagens variadas, os recursos tecnológicos empregados e os impactos dessas práticas no
processo de ensino e aprendizagem da disciplina. A pesquisa busca compreender de que
maneira as tecnologias podem ser efetivamente empregadas para criar um ambiente de ensino
mais dinâmico e envolvente. Além disso, procura-se identificar possíveis desafios e obstáculos
enfrentados pelos professores durante o processo de integração tecnológica. Vale ressaltar que
este estudo é conduzido como pesquisa de campo, utilizando uma abordagem qualitativa, que
se propõe a empregar métodos de coleta de dados que permitam uma compreensão aprofundada
e minuciosa das informações a serem obtidas.

Referências

  1. DEWEY, J. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
  2. Papert, S. Logo: Computadores e educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
  3. PCN. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental
  4. – Brasília: MEC/ SEF. 1998. 148p.
  5. SELBACH, Simone. Por que ensinar Matemática. In: SELBACH, Simone et al. (Org.).
  6. Matemática e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 39-42.