Resumo
O estudo pretende analisar como os professores utilizam a linguagem de programação em
conjunto com as TICs durante suas aulas, a fim de complementar os conhecimentos adquiridos
em sala de aula por um grupo de 15 alunos do ensino fundamental. Serão investigados as
abordagens variadas, os recursos tecnológicos empregados e os impactos dessas práticas no
processo de ensino e aprendizagem da disciplina. A pesquisa busca compreender de que
maneira as tecnologias podem ser efetivamente empregadas para criar um ambiente de ensino
mais dinâmico e envolvente. Além disso, procura-se identificar possíveis desafios e obstáculos
enfrentados pelos professores durante o processo de integração tecnológica. Vale ressaltar que
este estudo é conduzido como pesquisa de campo, utilizando uma abordagem qualitativa, que
se propõe a empregar métodos de coleta de dados que permitam uma compreensão aprofundada
e minuciosa das informações a serem obtidas.
Referências
- DEWEY, J. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
- Papert, S. Logo: Computadores e educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
- PCN. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental
- – Brasília: MEC/ SEF. 1998. 148p.
- SELBACH, Simone. Por que ensinar Matemática. In: SELBACH, Simone et al. (Org.).
- Matemática e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 39-42.