v. 11 (2024)
Artigos

PROIBIR O CELULAR NAS ESCOLAS: PERSPECTIVAS E IMPLICAÇÕES

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos
UNIFESP

Publicado 2025-02-25

Palavras-chave

  • tecnologia educacional, políticas escolares, aprendizagem móvel, cibercultura, disciplina escolar, inovação pedagógica

Resumo

A crescente presença dos dispositivos móveis na sociedade contemporânea levanta debates sobre sua inserção na educação. A proibição do uso de celulares nas escolas é uma medida recorrente em diversos sistemas de ensino, justificada por razões disciplinares, pedagógicas e psicológicas. No entanto, pesquisas indicam que os estudantes frequentemente transgridem essas normas, seja por tédio ou por necessidade de acesso a informações. Este artigo analisa as implicações dessa proibição a partir de uma abordagem crítica, explorando os impactos da restrição no processo educacional e as alternativas para a inclusão pedagógica dessas tecnologias. Ademais, propõe uma análise aprofundada das políticas internacionais sobre o tema e apresenta recomendações para um modelo híbrido de uso das tecnologias na educação básica.

 

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