v. 11 (2024)
Artigos

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: DECOLONIALIDADE E INTERCÂMBIO NO BRASIL

Hiago Lima
Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado 2025-02-25

Palavras-chave

  • Decolonialidade,
  • Direitos humanos,
  • Identidade,
  • Interculturalidade

Resumo

Neste trabalho, analisam-se aspectos relacionados às vivências, experiências e identidades de um intercambista em dois momentos: antes e depois de sua chegada ao Brasil. Por meio da análise de narrativas de vida (MACHADO, 2016; CARVALHO, 2016), utilizando dados gerados via formulário do Google e uma entrevista semiestruturada, conjecturam-se aspectos coloniais, bem como aspectos identitários acerca da recepção e acolhimento de alunos oriundos de outros países nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Como arcabouço teórico, pondera-se acerca de estudos concernentes à decolonialidade (MALDONADO-TORRES, 2018; WALSH, 2010) e identidades (HALL, 2007; WEISS, BESSA E CANDIAN, 2020). Por meio da análise, considera-se ímpar que as mudanças no que se refere ao processo de imersão operam como molas propulsoras para a instabilidade e constituição das identidades dos intercambistas. A experimentação de práticas coloniais, contudo, leva à iminência da decolonialidade, sobretudo nas instituições de ensino. Sob a ótica decolonial, situações equânimes podem ser vivenciadas, alterando o cenário atual de vozes do Sul.

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