Resumo
O presente artigo decorre da pesquisa trabalho que conclusão do curso de Pedagogia da UCEFF Itapiranga com foco para o jogo e a brincadeira na rotina de uma escola de educação infantil, especialmente no Centro de Educação Infantil JESUS MENINO de São João do Oeste, sendo que a pesquisa foi realizada na referida escola. O tema surgiu da curiosidade de conhecer e compreender a rotina das crianças durante seu período na escola. Assim optou-se pela pesquisa de natureza teórico empírica, com objetivo descritivo, tendo a abordagem qualitativa em relação à análise dos dados. A população participante da pesquisa envolveu quatro educadoras do Centro de Educação Infantil JESUS MENINO do município de São João do Oeste. A pesquisa de estudo se deu por meio de questionário semi estruturado e observação em sala de aula. Os resultados da pesquisa apontam para a importância dos jogos e brinquedos na rotina no ambiente escolar, pois possibilita vivências e aprendizagens significativas, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências para a formação da criança, proporcionando à ela o direito de brincar e aprender.
Palavras-Chave: Jogo; Brinquedo; Rotina; Ambiente Escolar;