v. 11 (2024)
Artigos

O JOGO MATEMÁTICO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS: ESTIMULANDO A APRENDIZAGEM NO 1ª DO ENSINO MÉDIO

Aldair Silva
IFMA
Anando Galvão
IFMA

Publicado 2025-02-25

Palavras-chave

  • Matemática,
  • Aprendizado,
  • Quiz,
  • Função Afim,
  • Inovação,
  • Participação ativa
  • ...Mais
    Menos

Resumo

O projeto "Jogo matemático de perguntas e respostas" propõe uma abordagem inovadora para enfrentar desafios comuns encontrados no ensino da Matemática, especificamente no que diz respeito à memorização de fórmulas e conceitos abstratos, como os conceitos de função afim. Diante da dificuldade dos alunos em assimilar e aplicar esses conceitos de forma tradicional, surge a ideia de utilizar uma dinâmica de jogo de perguntas e respostas para promover um aprendizado mais dinâmico, colaborativo e eficaz. O projeto tem como objetivo geral promover um ambiente de aprendizagem participativo, onde os alunos possam fortalecer seu entendimento dos conceitos matemáticos, desenvolver habilidades colaborativas e sociais, e engajar-se de forma ativa no processo de aprendizagem. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos objetivos específicos, tais como implementar a dinâmica do "Quiz Matemático", elaborar perguntas relacionadas ao conteúdo, estimular a participação dos alunos, e avaliar o desempenho ao longo do projeto. Ao promover o trabalho em equipe, a comunicação e o raciocínio crítico, o projeto busca criar um ambiente estimulante e inclusivo, onde os alunos sintam-se motivados a aprender e a colaborar uns com os outros.

Referências

  1. Brasil. (1997). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília.
  2. Carvalho L. A. S.; Moura H. V. C; Macedo P. B. M.; Silva J. C., Silva A. S. C.; Rodrigues C. W. M. R., Oliveira G. F. (2010). A análise da eficácia do QUIZ como um jogo didático aplicado em oficina para alunos de 9º ano, na escola estadual Joaquim Xavier de Brito. 10° Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2010, Recife: UFRPE.
  3. GRANDO, Regina Célia. O Conhecimento Matemático e o Uso de Jogos na Sala de Aula. 239f. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
  4. GRANDO, Regina Célia. O jogo suas Possibilidades Metodológicas no Processo Ensino-Aprendizagem na Matemática. 194 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
  5. GRANDO, Regina Célia. Recursos didáticos na Educação Matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, Vitória, v. 5, n. 2, p.393-416, out. 2015.
  6. LORENZATO, Sergio. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2012.
  7. MONEREO I FONT, Carles; DURAN, David. Tramas: procedimentos para a aprendizagem cooperativa. Porto Alegre: Artmed, 2005.
  8. PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
  9. RÊGO, Rogéria Gaudêncio; RÊGO, Rômulo M. do; VIEIRA, Kleber M. Laboratório de ensino de geometria. Campina, SP: Autores Associados, 2012.
  10. SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Jogos de Matemática de 1° a 5° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007a (Série Cadernos do Mathema – Ensino Fundamental).
  11. SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Jogos de Matemática de 6° a 9° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007b (Série Cadernos do Mathema – Ensino Fundamental).