v. 11 (2024)
Artigos

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO E OS MOVIMENTOS ANTICIÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TEMPOS DE PANDEMIA: Desenvolvimento Professor e a sociedade

Rosângela Maria Flores Schwengber
FAVENI

Publicado 2025-02-25

Palavras-chave

  • TIC,
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO,
  • PROFESSOR,
  • ALUNO,
  • PANDEMIA

Resumo

No ano de 2020, observamos o nosso mundo mudar completamente, com o surgimento de um vírus  que se espalhou no globo provocando inúmeras mortes e milhões de contaminados; com isso o desenvolvimento das tecnologias no meio educacional sofreu uma grande transformação com o crescente uso de instrumentos digitais. O professor teve que se adaptar a era digital experimentando, pesquisando e elaborando planos de aula mais dinâmicos, com emprego de ferramentas tecnológicas estimulando os alunos a buscarem, conhecimento e informações sobre o ensino de Ciências Naturais; sendo necessária a construção de uma estrutura geral que favoreça a aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma concepção de Ciência, suas relações com a Tecnologia e com a Sociedade. Não basta fazer uso das TIC, é necessário que essa utilização contribua positivamente no aprendizado e na formação de cidadãos críticos capazes de discernir e fazer uso consciente das tecnologias que tem em mãos.