v. 11 (2024)
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CONSELHO DE CLASSE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UM ESPAÇO DE DIÁLOGO PARA FORTALECER O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Kély Cristina Zimmermann
IFC
Simão Alberto
Instituto Federal Catarinense

Publicado 2025-02-25

Palavras-chave

  • Conselho de Classe; Organização do Trabalho Pedagógico; Prática Pedagógica Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Instituto Federal de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulado “Conselho de classe e a organização do trabalho pedagógico”, uma reflexão envolvendo o processo ensino-aprendizagem nos cursos técnicos integrados ao ensino médio de química e modelagem do vestuário. Trata-se de um estudo de caso que se propõe a estudar à realidade do IFSC, em especial, Campus Jaraguá do Sul - Centro, cujo objetivo é compreender a dinâmica e estrutura do Conselho de Classe dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSC, visando transformá-lo em um espaço diálogo democrático e participativo de reflexão sobre as práticas pedagógicas, onde os sujeitos do processo (professores e alunos) têm voz e vez. A discussão proposta busca refletir o Conselho de Classe como sendo um processo metodológico e avaliativo que auxilia o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer do ano letivo de 2023 com a equipe multidisciplinar e docentes do IFSC – Campus Jaraguá do Sul - Centro, mediante uma pesquisa interventiva e colaborativa com abordagem qualitativa da pesquisa-ação, na qual os envolvidos não apenas informaram e pensaram sobre a realidade da instituição, mas, também, agiram durante o processo da pesquisa. Os dados da pesquisa são oriundos da pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, círculos reflexivos, momentos de discussões e intervenções realizados com os envolvidos nos quais buscou-se investigar, interpretar e intervir na realidade que busca a sua melhoria e favorecendo novas mudanças a esse espaço de diálogos que ainda é visto como um processo burocrático e não como parte de um processo reflexivo sobre a prática pedagógica.

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