v. 11 (2024)
Artigos

AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONTEMPORÂNEA: REPENSANDO PRÁTICAS PÓS-PANDEMIA: repensando práticas pós-pandemia

Fábio Luiz Nunes
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Biografia

Publicado 2025-02-25

Palavras-chave

  • Avaliação formativa,
  • Educação a distância,
  • Pós-pandemia

Resumo

A educação a distância (EAD) desempenhou um papel significativo durante a pandemia de covid-19, destacando desafios e inovações, especialmente na área da avaliação formativa. Este artigo empreende uma investigação teórica para explorar avanços, entraves e perspectivas nesse contexto. A avaliação formativa, centrada no feedback contínuo para melhorar a aprendizagem ao longo do tempo, ganha destaque pós-pandemia devido à necessidade de estratégias avaliativas adaptáveis e personalizadas. A presente pesquisa foi realizada a partir de revisão bibliográfica de materiais impressos e virtuais relacionados ao campo sob exame. Os resultados apontam que, embora haja progressos, persistem desafios, como a escassez de interações sociais no ensino on-line, impactando o processo de aprendizagem. A avaliação formativa surge como essencial, não focando apenas em notas, mas no acompanhamento contínuo do progresso do educando na EAD.

Referências

  1. ANDRADE, R. C.; MOREIRA, D. P. S. M. Avaliação escolar pós-pandemia: pesquisa com os professores. Campo da História, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 153-166, 2022.
  2. BERGE, Z. L. O futuro da interação na educação a distância pós-pandemia. In: MATTAR, J. (org.). Educação a distância pós-pandemia: uma visão do futuro. São Paulo: Artesanato Educacional, 2022. p. 44-53.
  3. BLACK, P.; WILIAM, D. Inside the black box: raising standards through classroom assessment. Phi Delta Kappan, [s. l.], v. 80, n. 2, p. 139-148, 1998. Disponível em: http://edci770.pbworks.com/w/file/fetch/48124468/BlackWiliam_1998.pdf. Acesso em: 23 jan. 2024.
  4. BLOOM, B. S. Learning for mastery. Evaluation Comment, [s. l.], v, 1, n. 2, p. 1-12, 1968. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED053419. Acesso em: 23 jan. 2024.
  5. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  6. GARCÍA ARETIO, L. Educación a distancia hoy. Madrid (Espanha): UNED, 1995.
  7. GROSSI, M. G. R.; GIFFONI, I. A.; LOPES, M. P. EAD: um olhar sobre as tendências após a pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 45, p. 1-20, e23190, 2023.
  8. HATTIE, J.; TIMPERLEY, H. The power of feedback. Review of Educational Research, [s. l.], v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007. Disponível em: https://www.columbia.edu/~mvp19/
  9. ETF/Feedback.pdf. Acesso em: 23 jan. 2024.
  10. KEEGAN, D. Foundations of distance education. Londres (Reino Unido): Routledge, 1991.
  11. LIMA, D.; SALES, A. P.; SILVA, E. S. B. A.; NORONHA, M. J. Avaliação formativa da aprendizagem no contexto da pandemia de covid-19 na Regional 15: reflexões sobre a perspectiva de alguns sujeitos envolvidos. Docentes, [s. l.], v. 7, n. 18, p. 74-83, 2022.
  12. OTSUKA, J. L.; ROCHA, H. V. Avaliação formativa em ambientes de EAD. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 13., 2002, São Leopoldo (RS). Anais [...]. São Leopoldo (RS): [s. ed.], 2002. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/teleduc/wp-content/uploads/sites/2/2019/02/17_jh_
  13. sbie2002.pdf. Acesso em: 23 jan. 2024.
  14. PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
  15. PISSOLATO, S. T. C.; FRANCO, G. M. L. Avaliação formativa em educação a distância (EAD): uma percepção acadêmica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Campina Grande (PB). Anais [...]. Campina Grande (PB): Realize Editora, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59423. Acesso em: 23 jan. 2024.
  16. PRETI, O. Educação a distância: uma prática mediadora e mediatizada. In: PRETI, O. (org.). Educação a distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: CEAD/UFMT, 1996. p. 15-56.
  17. ROSA, M.; MALTEMPI, M. V. A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 57-76, 2006.
  18. SCRIVEN, M. The methodology of evaluation. In: TYLER, R. W.; GAGNÉ, R. M.; SCRIVEN, M. (ed.). Perspectives of curriculum evaluation. Chicago (Estados Unidos da América): Rand McNally, 1967. p. 39-83.
  19. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2016.
  20. SILVA, V. S.; GOMES, L. C. Os desafios na avaliação da EAD no Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió (AL). Anais [...]. Maceió (AL): Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/
  21. conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID646_30092020215618.pdf. Acesso em: 23 jan. 2024.
  22. STIGGINS, R. J. Assessment crisis: the absence of assessment FOR learning. Phi Delta Kappan, [s. l.], v. 83, n. 10, p. 758-765, 2002.
  23. ZIMMERMAN, B. J. Theories of self-regulated learning and academic achievement: an overview and analysis. In: ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. Self-regulated learning and academic achievement: theorical perspectives. 2. ed. Londres (Reino Unido): Routledge, 2002. p. 1-37.