v. 10 (2023)
Artigos

PEDAGOGIA FLORENÇA, UMA PROPOSTA HUMANIZADORA NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA

Emily Muller
Uceff Itapiranga

Publicado 2023-12-15

Palavras-chave

  • Pedagogia Florença; Humanização; Primeiríssima Infância; Autonomia.

Resumo

O presente artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso de Pedagogia Uceff/ Itapiranga-SC. A pedagogia Florença é uma proposta humanizadora criada pelo professor, doutor e pesquisador Roger Hansen. Que tem como objetivo proporcionar uma primeiríssima infância de qualidade e que prioriza o desenvolvimento de cada criança com autonomia e respeito. O artigo tem como objetivo demonstrar e compreender como ocorre a pedagogia Florença no dia a dia de crianças de 0 a 3 anos, compreender a importância da Pedagogia Florença e sua contribuição para o desenvolvimento das crianças, conhecer os cinco Princípio da Pedagogia Florença, qual a contribuição para o desenvolvimento das crianças. Como ocorre o processo da autonomia no desenvolvimento da infância e a importância da comunicação no processo da Pedagogia Humanizadora. O estudo de campo foi realizado no Colégio Acadêmico Florença em Florianópolis- SC, por quatro dias.

Referências

  1. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: Rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
  2. FALK, Judit. Abordagem Pikler Educação Infantil. 3.ed. São Paulo: Omnisciência, 2022.
  3. FALK, Judit. Vínculos e cuidados. In: SOARES, Suzana Macedo. Vínculo, movimento e autonomia: educação até os 3 anos. 2.ed. São Paulo: Omnisciência, 2020.
  4. HANSEN, Roger. O poder das palavras. A descoberta que pode mudar o mundo da educação.1. ed. Florianópolis, SC, 2023
  5. HANSEN, Roger. Pedagogia Florença I: Bases para a educação infantil de 0 a 3 anos. 2.ed. Santa Catarina: Colégio Acadêmico Florença, 2019a.
  6. HANSEN, Roger. Pedagogia Florença II: Bases para a Educação Infantil de 3 a 6 anos. Florianópolis- SC: Colégio Acadêmico Florença, 2019b
  7. HORN, Maria da Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.
  8. TARDOS, Anna. A mão educadora. In: FALK, Judit. Abordagem Pikler Educação Infantil. 3.ed. São Paulo: Omnisciência, 2022.
  9. TARDOS, Anna. Brincar. In: SOARES, Suzana Macedo. Vínculo, movimento e autonomia: educação até os 3 anos. 2.ed. São Paulo: Omnisciência, 2020.
  10. TARDOS, Anna. Autonomia e/ou dependência. In: Abordagem Pikler Educação Infantil. 3.ed. São Paulo: Omnisciência, 2022.