Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender como a formação inicial de professores licenciados em química em uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica contempla os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em seu currículo, relacionando-os à formação docente com base na formação humana integral e na centralidade do trabalho como princípio educativo. A partir dos objetivos específicos, pretende-se analisar a existência ou não da EPT[1] no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da licenciatura em Química oferecida no IFC, e, consequentemente, compreender como a concretização do curso ocorre dentro de uma instituição de acordo com a Lei nº 11.892 de 2008. O procedimento metodológico adotado levou em conta a pesquisa documental e bibliográfica em documentos oficiais, assim como a revisão da literatura relacionada à formação docente e às bases conceituais da EPT. Para tanto, quanto aos resultados, constatou-se que, apesar de os Institutos Federais (IFs) terem a educação profissional e tecnológica por base, os documentos que a norteiam, enfatizarem a inserção dos princípios da EPT nos currículos, no PPC analisado, esses princípios ainda não se efetivam de forma explícita.
[1] Educação Profissional e Técnica.
Referências
- ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 13ª. ed. Rev. Ampla. São Paulo: Cortez, 2008.
- ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão o novo proletariado de serviços na era digital. 1ª. Ed. São Paulo: Boitempo, 2018. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/4280/2374. Acesso em: 02 jul.2022.
- ARAÚJO, R. M. L. Formação de docentes para a educação profissional e Tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação Profissional. Trabalho & Educação, v.17. n.2. mai./ago. 2008.
- BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70,1977. Disponível em: https://ia802902.us.archive.org/8/items/bardin-laurence-analise-de-conteudo/bardin-laurence-analise-de-conteudo.pdf. Acesso em 02 jul.2022.
- BRASIL, Lei nº 11892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: 2008a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 23 jun.2022.
- BRASIL, Ministério da Educação. Contribuições para o Processo de Construção dos Cursos de Licenciatura dos Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia. Brasília: 2008b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/licenciatura_05.pdf. Acesso em: 23 jun.2022.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Concepção e Diretrizes: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Brasília: 2010.
- BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 06/2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: CNE/CP, 2012.
- BRASIL. Ministério da Educação. Parecer nº 02/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília: CNE/CP, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicações-para-professores/30000-uncategorised/21123-2015-pareceres-do-conselho-pleno. Acesso em: 22 abr.2022.
- CIAVATTA, M. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro, 1930-60). Rio de Janeiro: Lamparina. FAPERJ, 2009.
- CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e Fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011.
- CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
- COLOMBO, I.; M. Educação para um novo tempo: o Instituto Federal. SETEC, 2008.
- DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
- FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 3ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 71ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
- FRIGOTTO, G. Política e Gestão Educacional na Contemporaneidade. In: FERREIRA, E., B.; OLIVEIRA, D., A. (org.). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
- FRIGOTTO, G. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: GOMEZ, C., M.; FRIGOTTO, G.; ARRUDA, M.; ARROYO, M.; NOSELLA, P. Trabalho e conhecimento: dilemas da educação do trabalhador. 6ª.ed. São Paulo: Cortez, 2012.
- FRIGOTTO, G; ARAÚJO, R. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018.
- GERHARDT, Tatiana, Engel; SILVEIRA, Denise, Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
- GIL, A. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
- GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: Maquiavel, notas sobre o Estado e a política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
- MACHADO, L., R., S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. In: Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. v.1, pp.8-22, n. 1ª Brasília: MEC, SETEC, 2008a.
- MACHADO, L., R., S. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: Formação de Professores para educação profissional e tecnológica. 26, 27 e 28 de setembro de 2006. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, pp.67-82, 2008b.
- MACHADO, L., R., S. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma reflexão não fantasiosa. In: MOLL, J. et al. (org.) Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009, pp.51-95.
- MALDANER, J., J. A formação docente para Educação Profissional e Tecnológica: breve caracterização do debate. In: Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 13, p. 182-195, dez. 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5811. Acesso em: 25 jun.2022
- MALDANER, Otavio, Aluísio. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. 4ª ed. Ijuí: Unijuí, 2013. pp. 43-49.
- MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva, Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas. 2003.
- MARX, Karl. O Capital. Livro I, Volume II Tradução: Regis Barbosa e Flávio R. Kothe São Paulo. Nova Cultural, 1996b.
- MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo,2008.
- MOURA, D., H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. In: Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. v.1. n. 1, pp.23-38, jun.2008. Brasília: MEC, SETEC, 2008.
- MOURA, D., H.; LIMA F., Domingos L.; SILVA, M., R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. In: Revista Brasileira de Educação, v.20. n.63, pp,1057-1080, out./dez. 2015.
- NÓVOA, A. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n.1, p.11-20, 1999.
- NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación. Madrid: 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf Acesso em: 18 abr.2022
- NÓVOA, A. Os professores e a sua formação em um tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e 84910, 2019a.
- PACHECO, E., M. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: Editora IFRN, 2011.
- PIMENTA, S., G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S., G. (org). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2012, pp.15- 38.
- RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. 2008. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.
- RAMOS, M. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde. Rio de Janeiro, 2010
- RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3.ed. – pp. 107-128. São Paulo: Cortez, 2012.
- RAMOS, M. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2018. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf Acesso em: 25 jun.2022.
- ROLDÃO, M., C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. In: Revista Brasileira de Educação. v. 12 n. 34 jan./abr. 2007, pp. 94-181.
- SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989.
- SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro. v.12, n. 34, pp. 52-180, jan./abr. 2007.
- SOUZA, F., C., S.; RODRIGUES, I., S. Formação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, pp. 621-638, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644682. Acesso em: 18 abr.2022.
- TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
- VEIGA, Ilma, P., Alencastro; VIANA, Cleide, M., Q., Quixadá. Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas /SP: Papirus, 2010.