Resumo
O trabalho tratar as questões que são respectivas ao estágio supervisionado em ensino fundamental, destacando sua a importância na vida acadêmica do discente. Descrevemos os dados da escola e caracterizamos sua infraestrutura. Apresentamos o ensino na sala de aula, em conjunto com as observações do estágio. O relato foi elaborado a partir da experiência adquirida durante o estágio. O objetivo central do estágio nos anos iniciais, no contexto formativo do curso de Pedagogia, consiste na aproximação com a realidade do ensino com escolar. Nesse sentido, podemos destacar três objetivos específicos: Identificar como ocorre a rotina escola; Como os professores em sala articulam seu trabalho com a demanda dos discentes estagiários; Quais são as principais dificuldades dos estagiários no desempenho de suas atribuições. A metodologia é composta por um estudo bibliográfico, conforme apontamentos de Gil (2008) e um relato de experiência, conforme a descrição de Mussi (2021), Utilizamos como suporte teórico, os estudos de Krasilchik (1996), Pimenta e Lima (2008), Tardif (2002), dentre outros. Concluímos que a efetivação do estágio se inscreve nas potencialidades e limitações do processo formativo do estagiário e as condições objetivas e subjetivas do trabalho docente na escola, servindo, portanto, de subsídio para a reflexão sobre a realidade e preparação para o exercício profissional.
Referências
- BIANCHI, A. C. M., et al. Orientações para o Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
- BRITO, Antônia Edna. Formar professores: rediscutindo o trabalho e os saberes docentes. In: Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; Carvalho, Marlene Araújo de (Orgs.). Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
- CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes: A educação inteligente;
- formando jovens educadores e felizes. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2003.
- DENZIN, N. K; LINCOLN, I.O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
- FILHO, A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes. 2010. Disponível em: http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp. Acesso em: 30/ 08/ 2023.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
- Paulo: Paz e Terra, 1996.
- GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.
- IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional - formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
- JANUARIO, G. O Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA, 2, 2008, Campinas. Anais: II SHIAM. Campinas: GdS/FE-Unicamp, 2008. v. único. p. 1-8.
- KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 3ªe., Ed.Harbra, 1996.
- KRASILCHIL, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP, 2008.
- LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. Sujeitos e saberes, movimento de autorreforma
- da escola. In: Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; Carvalho, Marlene Araújo de (Orgs.). Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 31-39.
- MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 23 jul. 2023.
- OLIVEIRA, E.S.G.; CUNHA, V.L. O estágio Supervisionado na formação continuada docente à distância: desafios a vencer e Construção de novas subjetividades. Revista de Educación a Distancia. Ano V, n. 14, 2006. Disponível em http://www.um.es/ead/red/14/. Acesso em: 29/08/ 2023.
- OLIVEIRA, Kelly Almeida et ali. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Maranhão – Campus VII/Codó, 2018.
- PASSERINI, Gislaine Alexandre. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.
- PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
- PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo/BRA: Cortez, 2008.
- SÁTYRO, N. G. D.; SOARES, D. Sergei. A infra-estrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos Censos Escolares de 1997 a 2005. Brasília: Ipea, 2007. (Texto para discussão, 1267).
- SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C. A Importância Da Prática Do Estágio Supervisionado Nas Licenciaturas. São Paulo: Revista Unar, v. 7, n°1, 2013
- SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisão: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 99, p. 205-221, 2018.
- TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.