v. 10 (2023)
Relatos de Pesquisa e Estágio

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO EM ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MARIA ALICE MACHADO, CODÓ-MA

Lucas Paulo Carneiro da Silva
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Biografia
Werique Carlos Silva Martins
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Biografia
Samuel Correa Duarte
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Biografia

Publicado 2023-12-15

Palavras-chave

  • Estágio,
  • Professor,
  • Ensino Fundamental,
  • Sala de aula

Resumo

O trabalho tratar as questões que são respectivas ao estágio supervisionado em ensino fundamental, destacando sua a importância na vida acadêmica do discente. Descrevemos os dados da escola e caracterizamos sua infraestrutura. Apresentamos o ensino na sala de aula, em conjunto com as observações do estágio. O relato foi elaborado a partir da experiência adquirida durante o estágio. O objetivo central do estágio nos anos iniciais, no contexto formativo do curso de Pedagogia, consiste na aproximação com a realidade do ensino com escolar. Nesse sentido, podemos destacar três objetivos específicos: Identificar como ocorre a rotina escola; Como os professores em sala articulam seu trabalho com a demanda dos discentes estagiários; Quais são as principais dificuldades dos estagiários no desempenho de suas atribuições. A metodologia é composta por um estudo bibliográfico, conforme apontamentos de Gil (2008) e um relato de experiência, conforme a descrição de Mussi (2021), Utilizamos como suporte teórico, os estudos de Krasilchik (1996), Pimenta e Lima (2008), Tardif (2002), dentre outros. Concluímos que a efetivação do estágio se inscreve nas potencialidades e limitações do processo formativo do estagiário e as condições objetivas e subjetivas do trabalho docente na escola, servindo, portanto, de subsídio para a reflexão sobre a realidade e preparação para o exercício profissional.

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