O QUE PRECISA FAZER PARA TRABALHAR AQUI? A LUTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA ATUAR NA CRECHE
Publicado 2023-12-15
Palavras-chave
- Formação de professores; Creche; Bebês e crianças, Atuação dos professores; Valorização.
Resumo
Apesar dos avanços históricos que a Educação Infantil conseguiu nos últimos anos, abraçados por leis que respaldam a importância da primeira infância e da formação dos profissionais que atuam neste campo, ainda enfrentamos uma batalha para que a sociedade possa entender que a docência no contexto creche precisa ser valorizada. Não basta apenas gostar de bebês ou ter um jeito “materno” para lidar com os mesmos, precisamos de formação adequada para exercer a função e constante formação continuada para dar conta de uma demanda importantíssima que é aprender a lidar com bebês e crianças bem pequenas no contexto creche, valorizando o seu protagonismo e respeitando as singularidades, de forma qualitativa.
Referências
- BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
- Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.
- Acesso em: 27 Jul. 2016.
- CARVALHO, Mara I. Campos; RUBIANO, Marcia R. Bonagamba. Organização do espaço em Instituições Pré-Escolares. In: OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995. P.107 – 117..
- FALK, Judith (org.). Educar os três primeiros anos: a experiência Lóczy. Araraquara: JM, 2004.
- GUIMARÃES, Daniela. GUEDES, Adrianne Ogêda e BARBOSA, Silvia Néli, Cuidado e cultura: propostas curriculares para o trabalho com crianças de até três anos. In:CARVALHO, Maria Cristina, KRAMER, Sonia e NUNES, Maria Fernanda. (orgs.) Educação Infantil: Formação e Responsabilidade. Campinas, SP: Papirus, 2013.
- GUSMÃO, Denise. Formação do profissional de creche: dialogando com auxiliares e
- berçaristas. In: KRAMER, Sonia et al.(orgs). Educação Infantil em Curso. Rio de
- Janeiro: Ravil, 1997.
- MELLO, Suely Amaral. Cultura, mediação e atividade. In: MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima; SILVA, Vandeí Pinto da; MILLER, Stela(org.).Marx, Gramsci e Vigotski:aproximações. Araraquara: Junqueira & Martin; Marília: Cultura Acadêmica, 2009.
- ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau de. Interações: ser professor
- de bebês: cuidar, educar e brincar, uma única ação. São Paulo: Bluche, 2012.
- (Coleção interações).
- SILVIA, Ana Maria; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan. A relevância da formação continuada do (a) professor (a) de educação infantil para uma prática reflexiva. In: JORNADA DE DIDÁTICAS. DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA, 3.;SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, 2., 2014, Londrina. Anais [...]. Londrina, PR:UEL, 2014. ISBN: 978-85-7846-276-5.
- SILVA, João Luiz. Por infâncias vivas e vividas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
- VYGOTSKY, Lev Semionovitch. The Way to Freedom - On the Publication of Documents from the Family Archive of Lev Vygotsky. Prepared for publication and with coments by Ekaterina Zavershneva. Journal of Russian and East European Psychology, v. 48, n.1, p. 61-90, Jan./Feb. 2010.