v. 10 (2023)
Artigos

O BRINCAR HEURÍSTICO NO COTIDIANO DE BEBÊS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Joce Daiane Borilli Possa
Centro Universitário FAI/UCEFF
Maikél Correia de Maciel
Centro Universitário FAI/UCEFF

Publicado 2023-12-15

Resumo

A presente pesquisa busca compreender de que forma o brincar heurístico contribui para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 2 anos de idade e quais suas possibilidades de intervenção educativa. O brincar heurístico é uma abordagem pedagógica que incentiva a livre exploração de materiais não estruturados ou de largo alcance. No brincar heurístico, a criança é considerada sujeito ativo, potente, criativo e com capacidade para realizar suas escolhas em relação ao uso e manipulação dos materiais. Nas ações, diante dos materiais não estruturados e de suas possibilidades, é preciso respeitar a autonomia das crianças, de maneira que elas possam agir livremente e explorar o ambiente e suas possibilidades. A presente pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa e bibliográfica, sendo realizada através de levantamento de estudos que se referem à temática em bancos de dados acadêmicos. Traçou-se como problema de pesquisa: como o brincar heurístico contribui com o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 2 anos de idade? A pesquisa revelou que o brincar heurístico possibilita as crianças criarem novos significados e atribuições aos materiais ofertados, ampliando suas aprendizagens e permitindo a livre expressão e imaginação. Neste contexto, destaca-se a importância da organização do espaço, pois este possui papel estimulador e facilitador das explorações infantis. O papel dos educadores também merece destaque, pois cabe a ele planejar a organização dos espaços (internos ou externos), se tornando um parceiro que apoia as aprendizagens infantis.

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