v. 10 (2023)
Artigos

EDUCANDOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: IDENTIFICAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

Estefani Marchioro Palharini
Centro Universitário FAI/UCEFF
Joce Daiane Borilli Possa
Centro Universitário FAI/UCEFF

Publicado 2023-12-15

Palavras-chave

  • Altas Habilidades/Superdotação; identificação; educandos

Resumo

A presente pesquisa objetivou conhecer e analisar as possibilidades de identificação e atendimento de educandos com Altas Habilidades/Superdotação em ambiente regular de ensino. Do objetivo geral derivam os seguintes objetivos específicos: identificar as principais teorias e métodos que fundamentam a identificação de educandos com Altas Habilidades/Superdotação; conhecer as diretrizes legais brasileiras que regulamentam o atendimento de educandos com Altas Habilidades/Superdotação e realizar levantamento bibliográfico acerca das possibilidades/fragilidades no processo de aprendizagem de educandos com Altas Habilidades/Superdotação em ambiente regular de ensino. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico tem embasamento teórico nos principais autores que tratam da temática com destaque para: Renzulli (1986; 2009; 1977), Virgolim (2007), Pérez e Freitas (2011), Sabatella (2005) entre outros. Os estudos propostos resultaram na compreensão de que, embora haja uma legislação legal que versa sobre a identificação, o acesso e o atendimento dos educandos com AH/SD nos serviços, ainda existem inúmeras fragilidades que dificultam e desqualificam os processos vividos pelos educandos. A pesquisa apontou ainda que, a formação de professores e a reorganização dos currículos escolares podem possibilitar a inclusão dos educandos e o atendimento de suas necessidades individualizadas.

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