Publicado 2023-12-15
Palavras-chave
- Recursos Audiovisuais,
- Processo de Ensino,
- Engajamento,
- Formação de Professores,
- Educação
Resumo
Este estudo aborda a integração dos recursos audiovisuais no processo de ensino, com o objetivo de analisar seus benefícios e desafios. Por meio da observação das práticas docentes e da aplicação de questionários a professores e alunos, foram examinadas as experiências e percepções em relação ao uso desses recursos. Os resultados destacaram que a utilização de recursos audiovisuais no ensino potencializa o processo de aprendizagem, elevando o engajamento, a interação e a participação dos alunos. A linguagem audiovisual estimula as dimensões afetivas e sensoriais dos estudantes, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais envolvente. No entanto, é fundamental desenvolver práticas adequadas de uso e apropriação. Além disso, enfatiza-se a importância da formação dos professores para a aplicação efetiva de metodologias que envolvam o uso de recursos audiovisuais. Sugere-se a inclusão dessas temáticas nos cursos de graduação, a fim de preparar os futuros professores para essa abordagem. Apesar dos desafios identificados, os resultados indicam o comprometimento dos professores em promover uma educação alinhada ao contexto tecnológico atual dos alunos. Conclui-se que a integração dos recursos audiovisuais no processo de ensino apresenta benefícios significativos, ressaltando a necessidade de explorar seu impacto, promover a formação adequada dos professores e fornecer suporte institucional para sua implementação.
Referências
- ANTUNES, Kate Francisca da Silva. “Os benefícios do uso pedagógico dos recursos audiovisuais em sala de aula, segundo os estudantes do centro de ensino médio 804 do recanto das Emas.”. Disponível: https://bdm.unb.br/handle/10483/16909. Acesso em 22 Dez. 2022.
- CANALTECH. Disponível: https://canaltech.com.br/empresa/spotify-ltd/. Acesso 12 Jun. 2023.
- DA SILVA, Ana Maria;TOSCHI, Mirza Seabra. “O vídeo como recurso didático no ensino de matemática.” 2011.
- DANTAS, Tiago. "Youtube" Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/youtube.htm. Acesso em 12 de Jun. de 2023.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42ª Edição. São Paulo:Paz e Terra, 2005.
- MORAN, J. M. “O vídeo na sala de aula.” In: Comunicações & Educação, 27-35. 1995. Disponível: https://www.revistas.usp.brcomueduc/article/view/36131. Acesso em 17 Mar. 2023.
- PIRES, Eloiza Gurgel. “A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação.” In: Educação e pesquisa, v.36, 2010. P283-295. Disponível: https://www.scielo.br/j/ep/a/w7hTMM4d6gsYgDRtjscDNVp/abstract/?lang=pt. Acesso em 15 Mai. 2023.
- SILVA, Jamila Guimarães da. Professores de arte: formações e experiências com o audiovisual. Rio de Janeiro, 2016. Dissertação de Mestrado.
- SILVA, Tiago Pedicini Ferreira da. Tecnologias da Informação e Comunicação e o salto em distância: possibilidades de utilização de um DVD didático para o ensino do atletismo escolar. São Paulo, 2014. Dissertação de Mestrado.
- TEIXEIRA, Anísio. “Mestres de amanhã”. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 40, p. 10–19, 1963. Disponível: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rdep/article/download/1396/1135.Acesso em 21 Ago. 2022. Acesso em 15 Mai. 2023.
- VESCE, Gabriela E. Possolli. “Mídia Audiovisual” Disponível: https://www.infoescola.com/comunicacao/midia-audiovisual/. Acesso 12 Jun. 2023.