Resumo
Em uma sociedade marcada pelas transformações tecnológicas nas escolas, é evidente que os recursos digitais estão inseridos no âmbito educacional. Contudo ainda é possível enxergar os desafios enfrentados por professores de educação infantil em relação ao planejamento coletivo e participativo na elaboração das propostas pedagógicas, mesmo com documentos normativos e leis que embasam a prática pedagógica que reconheçam as experiências, o protagonismo e os direitos das crianças. Ainda assim percebe-se um cenário de prática pedagógica que ocorre de forma isolada, não envolvendo todos que participam deste processo. Diante desta perspectiva foi realizada uma pesquisa exploratória preliminar em uma Creche Municipal do Rio de Janeiro, sobre as reflexões que se pretende alcançar no contexto da elaboração de projetos pedagógicos envolvendo a comunicação e colaboração entre a equipe docente diante do uso dos recursos tecnológicos. Esta pesquisa foi ancorada em uma metodologia pautada em um viés qualitativo de pesquisa-ação, onde os docentes puderam participar da adequação do estudo ao contexto escolar, juntamente com experimentos foi customizado um ambiente virtual de uso coletivo para o planejamento pedagógico, utilizando a plataforma TEAMS, que é um software gratuito desenvolvido pela Microsoft. Sua adequação e configuração proporcionou aos educadores um contexto colaborativo e um olhar de reflexão sobre seus fazeres profissionais no cotidiano em relação aos projetos pedagógicos com o uso das ferramentas digitais. A configuração do software TEAMS foi experimentada por 7 professores. Os resultados indicaram que sua utilização dentro do cotidiano escolar foi eficaz para promover a troca dialógica entre os professores e contribuiu para acompanhar e gerenciar os projetos pedagógicos na educação infantil.
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