Publicado 2023-12-15
Palavras-chave
- Prática Pedagógica,
- Educação Infantil,
- Planejamento,
- Aprendizado,
- Formação profissional
Resumo
O presente artigo traz como tema norteador, a vivência da prática docente oportunizada por meio do componente curricular de Práticas Educacionais na Educação Infantil do curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia. O mesmo objetiva trazer à tona as impressões e as reflexões dos estagiários no decorrer do Estágio Supervisionado, ao possibilitar um contato direto dos acadêmicos com o ambiente escolar, uma das possíveis áreas de atuação do pedagogo. Prática esta que auxilia de maneira muito relevante na formação integral do indivíduo e seu preparo para a atuação profissional, afinal, por meio dela o acadêmico pode conhecer mais sobre o contexto em que está inserido, ao observar, contextualizar e principalmente, praticar a docência. A experiência vivenciada consiste em quatro dias de observação com uma turma da E.I.4, período no qual se analisa as metodologias utilizadas pelo regente, as habilidades e competências trabalhadas, bem como, se realiza um diagnóstico geral da turma, e posterior a esse primeiro contato, ocorrem cinco dias de prática com a mesma turma, na qual os acadêmicos são desafiados a planejar todas as atividades a serem realizadas no decorrer daquela semana. Por intermédio do planejamento construído e do grande envolvimento da turma em que fora aplicado, pode-se concluir que este, foi de grande valia para os educandos envolvidos, ao considerar as ricas vivências oportunizadas no estágio e os conhecimentos adquiridos, bem como, contribuiu significativamente para a formação acadêmica das envolvidas, por apresentar-se como uma excelente oportunidade de relacionar os estudos teóricos com a prática cotidiana do pedagogo.
Referências
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