v. 10 (2023)
Artigos

O PROCESSO DE LEITORES COMPETENTES NO ENSINO DOS ANOS INICIAIS

Natiele Carolina Schwab Mayer
Centro Universitário Fai - UCEFF
Jenifer Speth
Centro Universitário FAI

Publicado 2023-12-15

Palavras-chave

  • Ensino,
  • Leitura,
  • Competência leitora,
  • Estratégias,
  • Turmas

Resumo

A proposta descrita tem como tema de estudo “Leitores competentes”, tendo como intenção de fornecer dados para desenvolver a competência leitora em turmas do ensino fundamental em diferentes áreas do conhecimento. Fornecemos estratégias de leitura e propostas didáticas para serem utilizadas no cotidiano escolar, para contribuir no processo de ensino de leitura e consequentemente na aprendizagem. Os pressupostos teóricos assumidos na fundamentação sustentam nos estudos de Solé (1998), Freire (1987), Cavalcanti (2010), Kleiman (2010), Farias e Silva (2016), Leffa (1996), Soares (2009), Ferreiro e Teberosky (1999), Manguel (2004), Santiago (2016), PCN’s (2001), Zilberman (2012), Cosson (2006) e Barbosa (2008).

Referências

  1. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 2001.
  2. CAVALCANTI, Jauranice Rodrigues. Professor, leitura e escrita. São Paulo: Contexto, 2010.
  3. BARBOSA. Maria Carmem. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
  4. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
  5. FARIAS, Marly Casado Mailho. SILVA, Flávio Brandão. O ensino da leitura com estratégias de Solé: Uma proposta para professores para professores das diversas áreas do conhecimento. Paraná: 2016.
  6. FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999
  7. FREIRE, P. A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1987.
  8. LEFFA, Vilson. J. Aspectos da leitura. 1 a. ed. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto – Editores, 1996.
  9. MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
  10. SANTIAGO, Aliete do Prado Martins. Rádio escolar: proposições didáticas para formação do leitor de literatura. Frederico Westphalen: 2016
  11. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
  12. SOLÉ, Isabela. Estratégias de Leitura. 6 a. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
  13. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. 2. ed. São Paulo/SP:
  14. Contexto, 1991.