Resumo
A proposta descrita tem como tema de estudo “Leitores competentes”, tendo como intenção de fornecer dados para desenvolver a competência leitora em turmas do ensino fundamental em diferentes áreas do conhecimento. Fornecemos estratégias de leitura e propostas didáticas para serem utilizadas no cotidiano escolar, para contribuir no processo de ensino de leitura e consequentemente na aprendizagem. Os pressupostos teóricos assumidos na fundamentação sustentam nos estudos de Solé (1998), Freire (1987), Cavalcanti (2010), Kleiman (2010), Farias e Silva (2016), Leffa (1996), Soares (2009), Ferreiro e Teberosky (1999), Manguel (2004), Santiago (2016), PCN’s (2001), Zilberman (2012), Cosson (2006) e Barbosa (2008).
Referências
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 2001.
- CAVALCANTI, Jauranice Rodrigues. Professor, leitura e escrita. São Paulo: Contexto, 2010.
- BARBOSA. Maria Carmem. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
- COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
- FARIAS, Marly Casado Mailho. SILVA, Flávio Brandão. O ensino da leitura com estratégias de Solé: Uma proposta para professores para professores das diversas áreas do conhecimento. Paraná: 2016.
- FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999
- FREIRE, P. A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1987.
- LEFFA, Vilson. J. Aspectos da leitura. 1 a. ed. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto – Editores, 1996.
- MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Tradução Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
- SANTIAGO, Aliete do Prado Martins. Rádio escolar: proposições didáticas para formação do leitor de literatura. Frederico Westphalen: 2016
- SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
- SOLÉ, Isabela. Estratégias de Leitura. 6 a. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
- ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. 2. ed. São Paulo/SP:
- Contexto, 1991.