v. 9 (2022)
Artigos

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 – POSSÍVEIS LIMITES E POSSIBILIDADES

Publicado 2022-12-23

Resumo

O foco do presente trabalho está direcionado ao estudo do processo de Alfabetização e Letramento durante a pandemia do COVID-19 – possíveis limites e possibilidades. Neste sentido o trabalho tem como objetivo identificar os possíveis limites e possibilidades no processo de Alfabetização e Letramento durante a pandemia do COVID-19. No decorrer da pesquisa, o estudo aconteceu de natureza teórico-empírica. Em relação ao referencial teórico utilizado para a construção deste trabalho fez-se uso de artigos, livros e sites escolhidos de forma cuidadosa, de qualidade e de veracidade. Na oportunidade utilizou-se da pesquisa de campo para coleta de dados e informações referentes ao tema e ao objetivo proposto, a mesma foi realizada com 10 professoras do ciclo de alfabetização e letramento (1º ano, 2º ano e 3º ano) da rede municipal e estadual de um município do Rio Grande do Sul, onde as mesmas que participaram da entrevista, responderam cuidadosamente cada pergunta. As perguntas estavam direcionadas aos possíveis limites e possibilidades identificadas no processo de alfabetização e letramento durante a pandemia do COVID-19. Contudo, é importante ressaltar a pertinência desse estudo, com o intuito de conhecer quais foram as condições para o processo de ensino-aprendizagem, com o foco na pandemia do COVID-19.

Referências

  1. ALMEIDA, Vanessa Fulaneti de Almeida; FARAGO, Alessandra Corrêa. A importância do letramento nas séries iniciais. 2014. Disponível em: https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014074426.pdf. Acesso em: 10 setembro 2022.
  2. ARRUDA, Graziela Queiroz de; SILVA, Joelma Santana Reis da; BEZERRA, Maria Aparecida Dantas. O uso da tecnologia e as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos em meio a pandemia. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2426_04092020084651.pdf. Acesso em: 06 agosto 2022.
  3. BONAVIDES, Samia Saad Gallotti; CAMBI, Eduardo. Covid-19: uma oportunidade de ressignificação da nossa humanidade. In: CAMBI, Eduardo. Pandemia da Covid-19: reflexões sobre a sociedade e o planeta. Curitiba: 2020. Disponível em: https://escolasuperior.mppr.mp.br/arquivos/Image/publicacoes/PandemiadaCovid-19Reflexoes_sobreasociedadeeoplaneta.pdf. Acesso em: 13 agosto 2022.
  4. BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 09 maio 2022.
  5. CHUDZIJ, Luisa Fófano. “Vendo-Se”. In: CAMBI, Eduardo. Pandemia da Covid-19: reflexões sobre a sociedade e o planeta. Curitiba: 2020. Disponível em: https://escolasuperior.mppr.mp.br/arquivos/Image/publicacoes/PandemiadaCovid-19Reflexoes_sobreasociedadeeoplaneta.pdf. Acesso em: 12 outubro 2022.
  6. COSTA, Antônia Érica Rodrigues; NASCIMENTO, Antônio Wesley Rodrigues do. 2020. Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID6370_30092020005800.pdf. Acesso em: 21 agosto 2022.
  7. LOPES, Maria Rúbia Soares de Moura et al. A importância da família no processo e aprendizagem em tempos de pandemia. 2020. Disponível em: https://facunicamps.edu.br/cms/upload/repositorio_documentos/259_A%20IMPORT%C3%82NCIA%20DA%20FAM%C3%8DLIA%20NO%20PROCESSO%20DE%20APRENDIZAGEM%20EM%20TEMPOS%20DE%20PANDEMIA.pdf. Acesso em: 19 julho 2022.
  8. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Política nacional de alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/banners/caderno_pna_final.pdf. Acesso em: 11 setembro 2022.
  9. MIRANDA, Kacia Kyssi Câmara de Oliveira et al. Aulas remotas em tempos de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5382_03092020142029.pdf. Acesso em: 14 agosto 2022.
  10. OLIVEIRA, Naiara Ferreira de Barros; SILVA, Diego da. A importância da alfabetização e do letramento. Disponível em: file:///D:/Usuario/Downloads/567-Texto%20do%20artigo-3365-1-10-20191002.pdf. Acesso em: 25 setembro 2022.
  11. SILVA, Karine Pereira da Costa e et al. Quem são e onde estão os sujeitos da eja? um diálogo sobre seu percurso escolar. In: PALÚ, Janete, SCHÜTZ, Jenerton Arlan, MAYER, Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: 2020. Disponível em: file:///D:/Usuario/Downloads/Livro%20-%20DESAFIOS%20DA%20EDUCACAO%20EM%20TEMPOS%20DE%20PANDEMIA%20(2).pdf. Acesso em: 10 setembro 2022.
  12. SILVA, Luiz Alessandro da; PETRY, Zaida Jeronimo Rabello; UGGIONI, Natalino. Desafios da educação em tempos de pandemia: como conectar professores desconectados, relato da prática do estado de Santa Catarina. In: PALÚ, Janete, SCHÜTZ, Jenerton Arlan, MAYER, Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: 2020. Disponível em: file:///D:/Usuario/Downloads/Livro%20-%20DESAFIOS%20DA%20EDUCACAO%20EM%20TEMPOS%20DE%20PANDEMIA%20(2).pdf. Acesso em: 19 setembro 2022.
  13. SILVA, Polena Valesca de Machado e. Alfabetização e letramento em tempos de pandemia: relatos de experiência durante o ensino remoto. 2022. Disponível em: file:///D:/Usuario/Desktop/NOVOS%20TEXTOS%20TCC%20II/64568-235220-1-PB.pdf. Acesso em: 22 outubro 2022.
  14. VIEIRA, Alexia Júlia Lima. A educação não pode parar: refletindo sobre desafios e aprendizados na educação básica brasileira em meio à pandemia. In: RODRIGUES, Janine Marta Coelho; SANTOS, Priscila Morgana Galdino dos. Reflexões e desafios das novas práticas docentes em tempos de pandemia. João Pessoa: 2020. Disponível em: http://www.ccta.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/educacao/reflexoes-e-desafios-das-novas-praticas-docentes-em-tempos-de-pandemia/reflexoes-e-desafios-das-novas-praticas-docentes-em-tempos-de-pandemia.pdf. Acesso em: 28 setembro 2022.