v. 9 (2022)
Artigos

A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Publicado 2022-12-23

Resumo

A pesquisa “A contribuição da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento”, constitui a escrita da monografia de Conclusão do Curso de Pedagogia apresentada como requisito parcial para a obtenção do título Licenciado em Pedagogia do Centro Universitário FAI.  Com o objetivo de pesquisar os conceitos de Alfabetização e Letramento, identificar a importância da contação de histórias, analisar como a Literatura Infantil está inserida na escola, especialmente no processo de Alfabetização e Letramento e conhecer diferentes formas de utilizar a Literatura Infantil no processo de Alfabetização e Letramento. A metodologia empregada quanto à natureza do nosso estudo se caracterizou-se como uma pesquisa teórico-empírica, sendo predominantemente qualitativa. Desse modo, percebeu-se a importância da literatura infantil e das práticas de letramento no processo de Alfabetização, as possibilidades de aprendizagem e os desafios com que os educadores se deparam em sala de aula. Como resultados da pesquisa, a literatura infantil auxilia no processo de alfabetização e letramento, mas vem sendo deixada de lado nos Anos iniciais e os professores encontram dificuldades para Alfabetizar seus alunos. Portanto a criança é um ser em constante desenvolvimento, um ser que sente, ama, aprende, descobre, erra e ensina.