v. 9 (2022)
Artigos

DOS PARÂMETROS LEGAIS A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NECESSIDADE DO ENSINO DE VALORES

Daniel Skrsypcsak
UCEFF
Elaine Weber Skrsypcsak
UCEFF

Publicado 2022-12-23

Palavras-chave

  • Educação e ensino dos valores morais,
  • Formação continuada de professor,
  • Parâmetros legais

Resumo

O universo de discussão da problemática sobre o ensino dos valores morais perpassa a reflexão sobre como são, ou poderiam ser ensinados na escola. Parte-se do princípio que o ensino dos valores pode ser assumido pela escola e esta, fazer sentido a partir de uma construção e reflexão com a participação de todos os agentes envolvidos no espaço escolar. Evidencia-se que essa necessidade está contemplada em importantes documentos que regem a educação nacional e dessa forma objetiva-se trazer para a discussão a importância de estarmos apropriados das evidências que apontam o compromisso em assumir a educação e o ensino dos valores, principalmente na escola pública. Articulado a essa questão temos o professor como agente que pode contribuir e para tanto, necessita de formação continuada. A discussão apresentada aqui é um recorte da pesquisa realizada junto ao Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. A partir de pesquisa bibliográfica e documental apresenta-se alguns indicativos inseridos na Constituição Federal (CF), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando destacar a necessidade da escola tematizar a discussão acerca do ensino dos valores morais. O primeiro passo é ter a clareza desse papel e de quais valores orientam a sua prática educativa, levando em consideração os valores que a escola se propõem a assumir. Acredita-se que uma formação continuada promove avanços significativos para que o ensino dos valores aconteça.

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