Resumo
Este trabalho apresenta os dados coletados e analisados em relação ao questionário destinado para educadores de uma determinada escola de Educação Infantil, buscando identificar o uso dos brinquedos não estruturados e suas respectivas contribuições, através da pesquisa realizada na monografia intitulada “aos olhos de crianças: um papelão ou um mundo de imaginação? desenvolvimento infantil através do brincar com sucatas e elementos naturais”. Em relação a metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa teórica-empírica, analisando dados já existentes e os coletados durante a pesquisa de campo. A coleta de novos dados sucedeu a partir do questionário. Os dados coletados foram analisados embasado em autores criteriosamente selecionados. Vale salientar que, através da assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido, os educadores concordaram em participar da pesquisa. Por fim, considera-se este estudo de grande relevância, uma vez que é necessário ter um olhar minucioso sobre a primeira infância, além disso, garantir os direitos às crianças, em especial o direito de brincar, especialmente com sucatas e elementos naturais, o que possibilita o amadurecimento/desenvolvimento da criança em todos os aspectos.
Referências
- BARROS, Maria Isabel Amando de. Desemparedamento da infância: a escola como um lugar de encontro com a natureza. Rio de janeiro, 2° edição, 2018, p. 01 -110.
- BISPO, Claudiene Cordeiro Leandro. A brincadeira de faz de conta contribui mesmo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças? In: VI SIP: II ENEEPAL – I SEPAL, Campus A. C. Simões, Macéio, 10 a 14 de dezembro de 2018, p. 01 -15. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-30c1967c57e3fb6020829856a424f6d43084d5a6-segundo_arquivo.pdf. Acesso em: 24 set. 2022.
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018, p. 01-600. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 24 abri. 2022.
- COSTA, Sinara Almeida da; TAPAJÓS, Jéssica Alves; SANTOS, Célia Maria Guimarães. Aprendizagem da criança: relação entre a BNCC e aTeoria Histórico Cultural. Educação em Revista, Marília, v.21, n. 02, p. 9-20, 2020. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/9845. Acesso em 24 set. 2022.
- DORNELLES, Leni Vieira. Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca. In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 101 -108.
- FERREIRA, Vania de Souza. Conceituando ludicidade e o brincar. In: LIMA, Caroline C N.; LEON, Juliana M.; MOREIRA, Simone C.; et al. A ludicidade e a pedagogia do brincar. Porto Alegre: Grupo A, 2018, p. 01- 09.
- LIMA, Manuela de; MARTINS, Gabriela Dal Forno; ABREU, Gabriela Vieira Soares de. Características e Especificidades do Brincar com Brinquedos Estruturados e não Estruturados. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, v. 13, n. 1, p. 85-104, ago. 2021. ISSN 2175-5027. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico/article/view/3940. Acesso em: 25 set. 2022.
- ROMANO, A. P.; OLIVEIRA, A. P. L. C. de; CONEGUNDES, A. V.; COLARES, E. J. F.; COLARES, E. J. F.; FARIA, N. C.; SILVA, R. S. da. O jogo simbólico e a sua contribuição no cotidiano infantil: Relato de experiência do projeto caravana da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 5, p. 48394–48410, ISSN: 2525-8761, 2021. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/29764. Acesso em: 25 sep. 2022.
- SILVEIRA, Viviane da Silva. O brincar na educação infantil e a BNCC. Educação Infantil Online, vol.2, maio/agosto 2021, ISSN: 2675-9551, p. .67-74. Disponível em: https://periodicos.editorialaar.com/index.php/educacaoinfantilonline/article/view/80. Acesso em 24 set. 2022.
- TEIXEIRA, Vanessa Ramos. As inúmeras representações do brincar. In: LIMA, Caroline C N.; LEON, Juliana M.; MOREIRA, Simone C.; et al. A ludicidade e a pedagogia do brincar. Porto Alegre: Grupo A, 2018, p. 01 -09.
- VERÍSSIMO, Ana Carolina Brandão. O brincar livre na Educação Infantil: da diversão à garantia de direito(s). Porto Alegre, 2018, p. 01 -88. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/12570/1/000489553-Texto%2BCompleto-0.pdf. Acesso em: 27 set. 2022.