SOFRIMENTO PSÍQUICO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR SOB O OLHAR DOS PROFESSORES
Resumo
O artigo em pauta resulta de pesquisa de campo realizada na modalidade de grupo focal, com professores que atuam em uma escola pública de ensino médio no Oeste do Estado de Santa Catarina. O objetivo foi investigar como os professores identificam a presença de angústia existencial e preocupações com o sofrimento humano de estudantes de ensino médio e como estes sentimentos aparecem enquanto geradores de sofrimento psíquico que repercute em risco à saúde mental, comprometendo seu desempenho escolar. A metodologia de coleta dos dados envolveu atividades em 5 encontros, com 10 professoras que atuam no ensino médio, com duração aproximada de 60 minutos cada encontro. A participação ocorreu por adesão voluntária. A investigação realizada possui caráter exploratório e natureza qualitativa. A análise dos dados segue a perspectiva da Análise Textual Discursiva. A orientação teórico-metodológica é a hermenêutica. A adolescência é um período complexo da vida que coincide com a escolaridade do ensino médio. Nela, afloram sentimentos de diferentes naturezas com os quais os estudantes nem sempre sabem lidar, demandando que os adultos que estejam próximos compreendam e os auxiliem na travessia deste mar revolto. Nesta fase, também emerge o sofrimento psíquico e crises existenciais manifestos em atitudes concretas na escola, com as quais os educadores nem sempre se sentem preparados para lidar. Ter conhecimento e sensibilidade para identificar e intervir no momento adequado podem ser mecanismos importantes para que os estudantes se sintam acolhidos, desejem aprender e melhorem seu desempenho na aprendizagem.
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