Publicado 2022-12-23
Palavras-chave
- Anos Iniciais,
- Planejamento,
- Sequência Didática,
- Plantas,
- Prática Pedagógica
Resumo
O presente artigo aborda a vivência da prática docente oportunizada por meio do componente curricular Estágio Supervisionado II: Práticas Educacionais nos Anos Iniciais, do curso de Licenciatura em Pedagogia. O trabalho teve como tema norteador o fantástico mundo das plantas, mediado através da metodologia de sequência didática. O estágio foi realizado na turma do segundo ano do ensino fundamental, aliando teoria-prática nas vivências oportunizadas, e promovendo o desenvolvimento das habilidades e competências que constam na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como necessárias para a faixa etária. Salienta-se que no primeiro momento realizou-se a observação para obter o diagnóstico da turma, posteriormente, o desafio do planejamento da prática. Destaca-se que todas as atividades foram pensadas principalmente com o intuito de desenvolver a autonomia e auxiliar na construção do saber. Por intermédio do grande envolvimento e interesse demonstrado por parte dos discentes, pode-se considerar que o estágio foi realizado com sucesso e de grande valia para os educandos envolvidos. Da mesma forma, o estágio foi muito significativo na formação acadêmica, sendo que esta vivência contribuiu significativamente por apresentar-se como uma excelente oportunidade de relacionar os estudos teóricos com a prática cotidiana do Pedagogo.
Referências
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 29 de julho de 2022.
- BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: projetos didáticos e sequências didáticas na educação do campo: a alfabetização nas diferentes áreas de conhecimento escolar: educação do campo: unidade 06 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: 137.pdf. Acesso em: 12 de agosto de 2022.
- FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Professor da pré-escola. 2. ed. São Paulo: Globo, 1992.
- HOFFMANN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil. Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 22. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.
- ITAPIRANGA, Município de Proposta Pedagógica. Itapiranga: Editora Gráfica McLee, 2009.
- LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
- PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de Professores. Unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2006.
- SANTOS, Jossiane Soares. O lúdico na educação infatil. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/fiped/2012/ludico.pdf. Acesso em: 04 de novembro de 2022.
- SILVA, Grasiele Ruiz. História da Ciência e experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do ensino fundamental. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/242/194. Acesso: 10 de novembro de 2022.
- SOARES, Magda. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
- SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
- SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
- ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1995. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ypR9CAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT157&dq=zabala+antoni.+a+pr%C3%A1tica+educativa+como+ensinar+pdf&ots=xxzi-IUo3F&sig=AyrCoxDmS1d5nKQVkje4PVXTm1U#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 12 de agosto de 2022.