v. 9 (2022)
Artigos

O MELHOR LUGAR PARA ESTAR E BRINCAR: A NATUREZA

Bruna Kreling
UCEFF

Publicado 2022-12-23

Palavras-chave

  • Brincar; Natureza; Crianças.

Resumo

O presente estudo tem como tema a importância de brincar nos espaços da natureza. A pesquisa tem como principal objetivo conhecer a importância de brincar na natureza nos ambientes da Educação Infantil. Refletir sobre a importância de brincar durante a infância, entender quais são as contribuições e os benefícios do brincar na natureza para o desenvolvimento das crianças, bem como verificar quais as oportunidades que os educadores e as escolas disponibilizam para as crianças em ambientes da natureza. Justifica-se esta pesquisa por lembrar de minha infância, onde tive muito contato com a natureza e também pela importância do brincar em ambientes naturais. A natureza nos passa energias positivas e tranquilidade, deixando as crianças mais calmas e tranquilas. Conclui-se com muita satisfação em ter sido uma bela trajetória percorrida para finalizar este trabalho e com muitos conhecimentos adquiridos.         

Referências

  1. BARDANCA, Ángeles Abelleira. Os fios da infância. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2018.
  2. BRASIL, MEC. SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Mec/SEF, 1998.
  3. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
  4. CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida; LUCENA, Regina Ferreira de. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2015.
  5. LIMA, Izenildes Bernardina de. A criança e a natureza: Experiências educativas nas áreas verdes como caminhos humanizadores. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.
  6. SNICHELOTO, Ivone. Ela é forte porque é, é preciosa! Relações entre crianças e natureza na educação infantil. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/SNICHELOTO.pdf. Acesso em: 29 de abril de 2022.
  7. VOGEL, Deise Roden; RAMBO, Elaine Schuck. Metodologia vivencial exclusiva: Inovando para cuidar, educar e ensinar crianças! 1. ed. Itapiranga: Exclusivação Educação e Desenvolvimento, 2021.