v. 9 (2022)
Artigos

TEMPOS E ESPAÇOS PARA O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tainá Dill
Uceff Itapiranga

Publicado 2022-12-23

Resumo

 

O presente artigo é um recorte da pesquisa do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia Uceff , a pesquisa teve como finalidade conhecer como ocorre a organização do tempo e dos espaços internos e externos para o brincar na Educação Infantil. A abordagem de Brites (2020) afirma que muitas vezes não são disponibilizados tempo para as crianças realizarem suas brincadeiras bem como os espaços disponibilizados não são ideais. Vale salientar que cada etapa na educação infantil é essencial para o desenvolvimento das crianças principalmente o brincar. São nestes momentos que descobrem infinitas habilidades, realizam descobertas, criam seu próprio mundo imaginário e se desenvolvem, cada qual do seu jeito e no seu tempo. Neste sentido a pesquisa teve como objetivo geral pesquisar como são organizados os tempos e os espaços para o brincar no ambiente escolar da educação infantil, bem como refletir sobre a importância do brincar na escola de educação infantil, reconhecer a relevância do tempo que as crianças possuem para brincar, pesquisar as principais brincadeiras realizadas, também conhecer os principais espaços internos e externos e reconhecer a importância que o brincar possibilita às crianças.

Referências

  1. BRITES, Luciana. Brincar é fundamental: Como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância. São Paulo: Editora Gente, 2020.
  2. FORTUNA, Tânia Ramos. A importância de brincar na infância. In: FORTUNA, Tânia Ramos et.al. Pedagogia do Brincar. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
  3. HANSEN, Roger. Pedagogia Florença I: bases para a educação de 0 a 3 anos. Roger Hansen. Santa Catarina: Edição do autor, 2017.
  4. HORN, Maria Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil: Maria da Graça Souza Horn. Porto Alegre: Penso, 2017.
  5. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2010.
  6. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Froebel e a concepção de jogo infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Editora Cngage Learning, 2010.
  7. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: POZAS, Denise. Criança que brinca mais, aprende mais. São Paulo: Pioneira, 2002.
  8. KUNZ, Elenor. Brincar e Se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. 2.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2017.
  9. MRECH, Leny Magalhães. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Aqui falta o título do livro em negrito. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
  10. POZAS, Denise. Criança que brinca mais aprende mais: A importância da atividade lúdica para o desenvolvimento cognitivo infantil. 1.ed. Rio de Janeiro: 2015.
  11. SANTOS, Santa Marli Pires dos. O brincar na escola: Metodologia Lúdico-vivencial, coletânea de jogos, brinquedos e dinâmicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
  12. SCHMITZ, Lenir Luft. Entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental: uma análise das vivências espaços- temporais das infâncias. 1. ed. Curitiba, PR: Editora CRV, 2012.
  13. VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
  14. VOLPATO, Gildo. Jogo, brincadeira e brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.