v. 9 (2022)
Artigos

O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL E NO MUNDO: IMPOSIÇÃO, CARIDADE OU ESCOLHA?

Felipe de Oliveira Miguel
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado 2022-12-23

Palavras-chave

  • Imposição,
  • Escolarização dos Surdos,
  • Silenciamento,
  • Educação

Resumo

Por muito tempo a educação brasileira não foi pensada para todos os cidadãos. As pessoas de classe abastadas, mulheres, negras ou com deficiências, não poderiam ter participação social, por não possuírem as qualidades, habilidades masculinas e o poder financeiro. A escrita do trabalho iniciou através do contato com a Literatura da Nísia Floresta intitulado  “Direitos das mulheres e injustiça dos homens” de 1889, que apresenta reivindicações e historização da educação no brasil de negação a direitos para grupos excluídos pelo sistema Brasileiro para as mulheres. A escolarização dos surdos também perpassou por desafios e mudanças. O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre os processos de escolarização dos Surdos no Brasil e no mundo, que desencadeou atrasos no processo educacional do surdos por muito tempo. O processo de escolarização por algumas décadas foi pensado por ouvintes, baseado em concepções de caridade e  imposições na escolarização de surdos. Essa educação perpassou por fases obscuras de silenciamentos do meio de comunicação e das culturas existentes entre os pares linguísticos - baseadas que a fala deve ser predominante - oralista, surge um movimento contra esse noção de educação e inicia a liberação de uso da língua de sinais para a comunicação mas com um clausura de também utilizar a língua majoritária local - iniciando a concepção da Comunicação Total e depois por lutas realizadas pela comunidade surda por respeito linguístico, cultural e social, surge a concepção do Bilinguismo, que está regente nos dias atuais. A  educação de surdos tem  um enorme discrepância no Brasil, em suma os responsáveis pela educação no Brasil não compreendem as especificidades didático-pedagógicos, linguísticas e culturais dos surdos, por pensar numa ótica ouvintista. Pela essa falta de investimentos, formações e estruturas bilíngues, corrobora para uma educação que não seja igualitária e de qualidade para pessoas surdas.

Referências

  1. BERNARDINO, Elidea Lucia. Absurdo ou lógica?: a produção linguística do surdo. Belo Horizonte: Editora Profetizando vida, 2000.
  2. BRASIL. Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamenta a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art.18 da Lei n° 10.098, de 19 de Dezembro de 2000.
  3. CUNHA, P. M. A. O cotidiano do atendimento especial numa escola bilíngue : as relações de saber-poder e os discursos sobre a escolarização de deficientes múltiplos. (Dissertação: Mestrado). UFSC, 2007.
  4. FLORESTA, Nísia. “Direitos das mulheres e injustiça dos homens”. Introdução e notas de Constância Lima Duarte. São Paulo: ed. Cortez, 1989.
  5. FLORESTA, Nísia. Opúsculo Humanitário. Brasília: Editora do Senado Federal, 2019.
  6. GOLDFELD, Marcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 7. ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002.
  7. GUARINELLO, A C. O papel do outro no processo de construção da produção da escrita de sujeitos surdos. 2004. 208f. Tese (Doutorado em Lingüística) – Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004
  8. LACERDA, C. B. F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Caderno CEDES v. 19, n. 46. Campinas: 1999.
  9. RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro. A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização. 2011. 266 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. UNB. Orientadora: Maria Carmen V. Rosa Tacca.
  10. ROCHA, Solange. O INES e a Educação de surdos no Brasil: Aspectos da trajetória do Instituto Nacional de Educação de Surdos em Seu percurso de 150 anos. Rio de Janeiro: Ines, 2008.
  11. SACKS, Oliver. Vendo Vozes: Uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companha das Letras, 2010.
  12. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. 9 ed., Campinas, Autores Associados, 2005
  13. STEWART, D. A. "Pesquisa sobre o uso de língua de sinais na educaçăo de crianças surdas", In: MOURA, M.C. et alii; Língua de sinais e educaçăo do surdo. Săo Paulo: Tec Art, 1993.
  14. STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
  15. SKLIAR, Carlos (org.). Educação & exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.
  16. ____________. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
  17. URBANN, K.; KAUL, T.; KLINNER, L.; OVIEDO, A. & GRIEBEL, R. L1 sign language teacher preparation, qualifications, and development. In: Russell S. Rosen (ed.) The Routledge Handbook of Sign Language Pedagogy. London and New York: Routledge - Taylor & Francis Group, 2020, pp. 33-45.