v. 10 (2023)
Artigos

RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA RESPONSABILIDADE COM A MULTIPLICIDADE.

Vianei Luís Hammerschmitt
Uceff
Jekcilhane Rigo
Uceff - Itapiranga
Biografia
Alexandra Franchini Raffaelli
Uceff - Itapiranga
Biografia

Publicado 2024-01-16

Palavras-chave

  • Escolas Criativas;,
  • Inovação Didática;

Resumo

As escolas configuram-se como um ambiente que exige constante evolução e inovação, no entanto, isso nem sempre é uma condição natural e orgânica, principalmente porque nela também se manifestam diferentes elementos geracionais, sociais, étnicos, culturais, tanto no que diz respeito aos discentes como docentes. Nesse sentido, o conceito de “escolas criativas” tem sido evidenciado como uma forma de reconhecer e promover a inovação e o protagonismo nas relações de ensino e aprendizagem. Escolas criativas incentivam a criatividade, experimentação e o pensamento crítico, permitindo que professores e estudantes sejam mais ativos nos processos de conversação curricular para a formação de repertório conceitual e prático em torno das metas de aprendizagem em questão. O objetivo geral deste trabalho reside em apresentar uma revisão bibliográfica sobre as escolas criativas e protagonismo nas relações de ensino e aprendizagem. Em seus objetivos específicos visa reverberar essa temática no contexto atual da educação, bem como, oferecer elementos epistemológicos para gestores e professores.  Dessa inquietação pedagógica e intelectual nasce o problema central da pesquisa: Como tornar as escolas espaços mais criativos e próximos da vida como ela é? O resultado da pesquisa apresenta desafios didáticos, estratégias de organização de ambientes de aprendizagem e de protagonismo estudantil no seu percurso formativo.

Referências

  1. GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
  2. GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas ao redor do mundo [recurso eletrônico] / Howard Gardner ... [et al.]; tradução Roberto Cataldo Costa, Ronaldo Cataldo Costa; revisão técnica Rogério de Castro Oliveira. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2010.
  3. ROBINSON, Ken. Escolas Criativas: a revolução que está transformando a educação. Ken Robinson, Lou Arônica. Porto Alegre: Penso, 2019.
  4. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Formação Integral na Educação Básica. Florianópolis, SC: 2019.
  5. SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação Currículo base do ensino médio do território catarinense: caderno 3 – portfólio de trilhas de aprofundamento / Secretaria de Estado da Educação. – Florianópolis: Gráfica Coan, 2021.
  6. SCHWENGBER, Ivan Luís. et al. Filosofia e educação: temas transversais, reflexões e práticas pedagógicas. Organizadores: Ivan Luís Schwengber, Leandro Mayer, Vianei Luis Hammerschmitt. – Itapiranga : Schreiben, 2021. 196 p. ; e-book