v. 10 (2023)
Artigos

A ROTINA FAMILIAR E SUAS IMPLICAÇÕES NAS OPORTUNIDADES DE VIVENCIAR A NATUREZA NA INFÂNCIA

Alessandra Neiss
UCEFF - Itapiranga

Publicado 2023-12-15

Palavras-chave

  • Brincar;,
  • Interagir;,
  • Crianças;,
  • Natureza;,
  • Rotina familiar.

Resumo

O presente estudo é um recorte da Monografia de Conclusão de Curso em Licenciatura em Pedagogia. Possui como tema, a relação entre a rotina familiar com as possibilidades ofertadas às crianças para vivenciarem os espaços da natureza. Visa também, compreender as contribuições de brincar e interagir nos espaços da natureza para o desenvolvimento infantil. A pesquisa tem como objetivo principal, conhecer a importância da interação com a natureza para o desenvolvimento infantil e como a rotina vivenciada no dia a dia pode influenciar na qualidade dessas vivências, além de apresentar possibilidades de atividades ao ar livre para crianças e famílias. A pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar o conhecimento acerca da influência que a natureza exerce para o aprendizado e desenvolvimento das crianças, visto que estas estão se distanciando cada vez mais daquilo que é natural, dando espaço às telas e a uma mente passiva, de pouca criatividade e imaginação, bem como, compreender qual a influência que a rotina familiar exerce nesse aspecto. Caracteriza-se por pesquisa teórica, pois a mesma é constituída de dados bibliográficos de diversos autores de renome na área, como Louv (2016), Hansen (2019), Lanz (2011), Barros (2018), Horn e Barbosa (2022), entre outros. A natureza é capaz de conectar o indivíduo à sua essência, fazê-lo compreender o seu lugar no mundo e capacitá-lo nos mais diferentes aspectos, seja motor, psíquico, social, sensorial, entre tantos outros. Considera-se que esse estudo tenha sido de grande valia, tanto para a ampliação do conhecimento, quanto para o enriquecimento da formação pessoal e profissional.

Referências

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  6. HANZEN, Roger. Pedagogia Florença II: bases para a educação de 3 a 6 anos. 2. e.d. Florianópolis (SC): Colégio Acadêmico Florença, 2019.
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  10. O COMEÇO DA VIDA. Direção: Estela Renner. Produzido por: Estela Renner, Marcos Nisti e Luana Lobo. Origem: Argentina, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália e Quênia, 2016. Título original: The Beginning of Life. Documentário. Maria Farinha Filmes, (96 min).
  11. O COMEÇO DA VIDA – 2. Direção: Renata Terra. Produzido por: Ana Lúcia Villela, Estela Renner, Marcos Nisti e Luana Lobo. Origem: Brasil, 2020. Documentário. Maria Farinha Filmes, (92 min).
  12. VOGEL, Deise Roden; RAMBO, Elaine Schuck. Metodologia vivencial exclusiva: inovando para cuidar, educar e ensinar crianças; vivências extraordinárias comprovadas. Itapiranga: Exclusivação Educação e Desenvolvimento, 2021.