v. 9 (2022)
Artigos

“PEDRO SAIU DE CASA”, A LITERATURA INFANTIL ALIADA À ALFABETIZAÇÃO E OS CONFLITOS SOCIAIS.

Suzana Ramos Vieira Francini
Unicarioca/SME-RJ
Maria Dalva de Souza Figueiredo
Centro Universitário Unicarioca
Jonatha Costa Duarte da Silva
SME/RJ

Publicado 2022-12-23

Palavras-chave

  • Literatura infantil, alfabetização, conflitos sociais

Resumo

A literatura infantil sempre está presente em nossas vidas. Através de músicas, canções, histórias na sala de aula, desenhos, teatros e em todas as etapas das nossas vidas. As histórias infantis que mais gostamos é sempre marcada e passada de geração em geração. Este artigo justifica-se pela necessidade de trabalharmos a alfabetização por meio das literaturas infantis contextualizadas com situações do cotidiano, para que haja uma maior significância para quem ensina e para que aprende. A literatura que será abordada terá como objetivo trabalhar a alfabetização, produções textuais e ao mesmo tempo vai abordar algumas situações relacionadas às questões sociais presentes na comunidade de Vila Paciência, Rio de Janeiro.  Baseado nisso, devido ao fato de grande parte da turma de 3º ano do Ensino Fundamental ainda não ter domínio da leitura e da escrita, tornou-se necessário a elaboração do presente projeto para sanar as dificuldades encontradas e, assim, garantir que o processo de leitura e alfabetização Dos alunos ocorra de forma gradativa e eficiente. O presente projeto apresenta argumentações teóricas estruturadas nos autores: Orlandi (1983), PCNs (1997, 2001, 2002), Freire (1993), Pinheiro (2007), Abramovich (1997), dentre outros.

Referências

  1. ABRAMOVICH, Fanny. LITERATURA INFANTIL - GOSTOSURAS E BOBICES. São Paulo: Scipione, 1997.
  2. ALVES, C. C. G. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES. Revista ciência, Apucarana – PR, ISSN 1984-2333, v.8, n.2, p.11 – 15, 2011.
  3. BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA, Brasília: MEC., 1997.
  4. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: LÍNGUA PORTUGUESA. 3. ed. Brasília: A secretaria, 2001.
  5. FREIRE, Ana Maria de Araújo. Paulo Freire: UMA HISTÓRIA DE VIDA. – 2ª ed. Ver. Atualizada. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
  6. ________. EDUCAÇÃO E MUDANÇA. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Volume1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (Coleção Educação e Comunicação).
  7. ________. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
  8. ________. A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.
  9. _________. AÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE E OUTROS ESCRITOS. 12ª edição. Paz e Terra, 1981.
  10. _________. PEDAGOGIA DA ESPERANÇA UM REENCONTRO COM A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1993.
  11. _________. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
  12. NÓBREGA JORGE. PEDRO FUGIU DE CASA, Rio de Janeiro: Edições de Janeiro; 1ª edição - Coleção em box com 7 volumes, 2015.
  13. RAVENA, Cássia Mulin de A. Medel. EDUCAÇÃO INFANTIL: DA CONSTRUÇÃO DO AMBIENTE ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Rio de Janeiro, 2013 (30 edição). p. 165 – 210.