v. 10 (2023)
Artigos

FORMAÇÃO DE PROFESSORES LICENCIADOS EM QUÍMICA NO IFC CAMPUS BRUSQUE

Paula Antonia Ferreira de Souza
IFC campus Blumenau
Simão Alberto
IFC
Biografia

Publicado 2023-12-15

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como a formação inicial de professores licenciados em química em uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica contempla os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em seu currículo, relacionando-os à formação docente com base na formação humana integral e na centralidade do trabalho como princípio educativo. A partir dos objetivos específicos, pretende-se analisar a existência ou não da EPT[1] no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da licenciatura em Química oferecida no IFC, e, consequentemente, compreender como a concretização do curso ocorre dentro de uma instituição de acordo com a Lei nº 11.892 de 2008. O procedimento metodológico adotado levou em conta a pesquisa documental e bibliográfica em documentos oficiais, assim como a revisão da literatura relacionada à formação docente e às bases conceituais da EPT. Para tanto, quanto aos resultados, constatou-se que, apesar de os Institutos Federais (IFs) terem a educação profissional e tecnológica por base, os documentos que a norteiam, enfatizarem a inserção dos princípios da EPT nos currículos, no PPC analisado, esses princípios ainda não se efetivam de forma explícita.

 

[1] Educação Profissional e Técnica.

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