v. 10 (2023)
Artigos

O USO DE JOGOS PEDAGÓGICOS COMO SUBSÍDIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Joce Daiane Borilli Possa
Centro Universitário FAI/UCEFF
Sabrina Koinaski Farinello
Centro Universitário FAI/UCEFF

Publicado 2023-12-15

Palavras-chave

  • Síndrome de Down; Jogos pedagógicos; Educação Infantil; desenvolvimento motor e cognitivo

Resumo

O presente trabalho aborda como temática “A Síndrome de Down e o uso de jogos pedagógicos no processo do desenvolvimento motor e cognitivo das crianças com Síndrome de Down”, e tem por objetivo identificar, através de referencial bibliográfico, de que maneira os jogos pedagógicos contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil. A pesquisa bibliográfica amparou-se em autores como: Kishimoto, Costa e Vygotsky, entre outros, que contribuem para compreender o cenário em que a temática se insere. Diante das análises apresentadas no decorrer da pesquisa foi possível compreender que a ludicidade tem papel importante no desenvolvimento das crianças na infância, e que age como uma fator potencializador das ações educativas. O levantamento bibliográfico destacou ainda, que o uso de jogos pedagógicos, pode ampliar a participação das crianças por meio de adaptação de recursos e estratégias que ofereçam oportunidades de experimentação, aprendizado e interação durante jogos e brincadeiras. Neste cenário, a atuação dos professores é fundamental, pois ele é o agente capaz de conhecer as necessidades da criança, respeitar seus ritmos e incentivar as ações que permitam suas aprendizagens através da exploração do mundo ao seu entorno.

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