v. 10 (2023)
Artigos

A GAMIFICAÇÃO NO USO EDUCACIONAL SOBRE PANDEMIAS

César Alexandre da Silva Aprile
Especialista em Psicopedagogia(Unicsul) e graduado em História(UNICID)

Publicado 2023-12-15

Palavras-chave

  • Gamificação,
  • Pandemia,
  • Jogos,
  • Praga

Resumo

O presente artigo destaca a recorrência de períodos pandêmicos ao longo da história, mencionando a Peste Bubônica na Europa no século XIV e comparando-a à crise do COVID-19 que começou no final de 2019. A pandemia contemporânea trouxe desafios significativos, levando à necessidade de adaptação no campo educacional, com a implementação do Ensino a Distância (EAD) como uma medida obrigatória por quase dois anos. Diante das dúvidas e dificuldades enfrentadas pela população, especialmente em questões biológicas, os educadores assumiram um papel crucial, esclarecendo os alunos sobre as mudanças e desenvolvendo abordagens específicas, como a gamificação. Esta última, baseada em elementos de jogos, provou ser uma ferramenta essencial ao cativar o interesse dos alunos, facilitando a compreensão das transformações decorrentes da pandemia e mantendo o engajamento no processo educativo, mesmo diante de desafios sem precedentes.

Referências

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