v. 10 (2023)
Artigos

O USO DAS MÍDIAS AUDIOVISUAIS EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL

Rodrigo Borges Teles
Universidade Estadual da Bahia

Publicado 2023-12-15

Palavras-chave

  • Recursos Audiovisuais,
  • Processo de Ensino,
  • Engajamento,
  • Formação de Professores,
  • Educação

Resumo

Este estudo aborda a integração dos recursos audiovisuais no processo de ensino, com o objetivo de analisar seus benefícios e desafios. Por meio da observação das práticas docentes e da aplicação de questionários a professores e alunos, foram examinadas as experiências e percepções em relação ao uso desses recursos. Os resultados destacaram que a utilização de recursos audiovisuais no ensino potencializa o processo de aprendizagem, elevando o engajamento, a interação e a participação dos alunos. A linguagem audiovisual estimula as dimensões afetivas e sensoriais dos estudantes, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais envolvente. No entanto, é fundamental desenvolver práticas adequadas de uso e apropriação. Além disso, enfatiza-se a importância da formação dos professores para a aplicação efetiva de metodologias que envolvam o uso de recursos audiovisuais. Sugere-se a inclusão dessas temáticas nos cursos de graduação, a fim de preparar os futuros professores para essa abordagem. Apesar dos desafios identificados, os resultados indicam o comprometimento dos professores em promover uma educação alinhada ao contexto tecnológico atual dos alunos. Conclui-se que a integração dos recursos audiovisuais no processo de ensino apresenta benefícios significativos, ressaltando a necessidade de explorar seu impacto, promover a formação adequada dos professores e fornecer suporte institucional para sua implementação.

Referências

  1. ANTUNES, Kate Francisca da Silva. “Os benefícios do uso pedagógico dos recursos audiovisuais em sala de aula, segundo os estudantes do centro de ensino médio 804 do recanto das Emas.”. Disponível: https://bdm.unb.br/handle/10483/16909. Acesso em 22 Dez. 2022.
  2. CANALTECH. Disponível: https://canaltech.com.br/empresa/spotify-ltd/. Acesso 12 Jun. 2023.
  3. DA SILVA, Ana Maria;TOSCHI, Mirza Seabra. “O vídeo como recurso didático no ensino de matemática.” 2011.
  4. DANTAS, Tiago. "Youtube" Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/youtube.htm. Acesso em 12 de Jun. de 2023.
  5. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42ª Edição. São Paulo:Paz e Terra, 2005.
  6. MORAN, J. M. “O vídeo na sala de aula.” In: Comunicações & Educação, 27-35. 1995. Disponível: https://www.revistas.usp.brcomueduc/article/view/36131. Acesso em 17 Mar. 2023.
  7. PIRES, Eloiza Gurgel. “A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação.” In: Educação e pesquisa, v.36, 2010. P283-295. Disponível: https://www.scielo.br/j/ep/a/w7hTMM4d6gsYgDRtjscDNVp/abstract/?lang=pt. Acesso em 15 Mai. 2023.
  8. SILVA, Jamila Guimarães da. Professores de arte: formações e experiências com o audiovisual. Rio de Janeiro, 2016. Dissertação de Mestrado.
  9. SILVA, Tiago Pedicini Ferreira da. Tecnologias da Informação e Comunicação e o salto em distância: possibilidades de utilização de um DVD didático para o ensino do atletismo escolar. São Paulo, 2014. Dissertação de Mestrado.
  10. TEIXEIRA, Anísio. “Mestres de amanhã”. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 40, p. 10–19, 1963. Disponível: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rdep/article/download/1396/1135.Acesso em 21 Ago. 2022. Acesso em 15 Mai. 2023.
  11. VESCE, Gabriela E. Possolli. “Mídia Audiovisual” Disponível: https://www.infoescola.com/comunicacao/midia-audiovisual/. Acesso 12 Jun. 2023.