v. 9 (2022)
Artigos

DEPRESSÃO: QUANDO A ESCURIDÃO CHEGA E INFLUENCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Natiele Carolina Schwab Mayer
Centro Universitário Fai - UCEFF
Maria Preis Welter
Cento Universitário FAI – UCEFF

Publicado 2022-12-23

Palavras-chave

  • Depressão,
  • Dificuldade,
  • Aprendizagem,
  • Doença

Resumo

O seguinte artigo objetiva-se em abordar/fundamentar a relação entre a depressão e a sua influência na aprendizagem de crianças e jovens. Destacando autores como Vieira (2016), Lent (2010), Teles (2019), que confirmam que a depressão é uma doença complicada, a mesma, elimina qualquer vontade da vítima, assim, sendo mais perceptível a doença na escola, pelo fato das notas baixas, comportamento diferente, além de fatores individuais.

A abordagem dos dados aconteceu de forma qualitativa, diante da pesquisa destaca-se que os pesquisados salientam que a depressão ou os sintomas depressivos afetam o rendimento acadêmico dos estudantes. Com isso, os docentes, responsáveis, comunidade e sociedade em geral devem estar preparados com conhecimento e treinamento necessário para orientar a pessoa da melhor forma possível, sem a julgar ou sentenciar, guiando-a para ajuda profissional.